Simões Filho oficializa participação em Consórcio de Saúde da RMS


O prefeito Diógenes Tolentino (Dinha) participou, na tarde desta quarta-feira (15), da cerimônia de implantação do Consórcio de Saúde da Região Metropolitana de Salvador, entidade que ficará responsável pela administração da Policlínica Regional de Saúde. Com sua posição estratégica, Simões Filho foi a cidade escolhida para abrigar o centro de especialidades médicas.

unnamed

O ato, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reuniu prefeitos e representantes dos municípios que integram o consórcio. Além de Simões Filho, mais 11 cidades pertencentes à RMS – Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Vera Cruz –, além de Santo Amaro e Conde, que integram o Território de Identidade Litoral Norte, assinaram o protocolo de intenções para a gestão da unidade de saúde.

A Policlínica poderá ser implantada, ainda este ano, na antiga sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), no Centro Industrial de Aratu (CIA). A unidade ofertará consultas especializadas com médicos angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, mastologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, urologistas, clínicos, gastroenterologistas, ginecologistas e obstetras, traumatologistas-ortopedistas e cirurgiões gerais. Também serão oferecidos, de forma gratuita, exames de média e alta complexidades, como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, mapas, ecocardiogramas, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografias, radiografias, audiometrias, ECG, mamografias, testes ergométricos e biópsias.

“Tenho a certeza que nós iremos avançar, porque estamos investindo na nossa saúde. Estamos equipando o hospital municipal, dotando ele de condições para que resolva as questões de saúde da nossa cidade, quebrando um paradigma de muitos anos de que o hospital nada resolvia. Estamos também investindo nas Unidades de Saúde da Família, ampliando a rede com o objetivo de ofertar uma saúde preventiva com mais qualidade. Com isso, tenho a certeza que teremos uma saúde muito melhor”, afirmou Dinha.

Também presente na cerimônia, a secretária municipal de Saúde, Maria Bethânia Lessa, reforçou o avanço que a saúde no município deu nesses últimos 75 dias do novo governo. “Estamos realizando partos cesáreo e normais, com um aumento significativo. Estamos realizando cirurgias eletivas, inclusive cirurgias pediátricas, que foi um avanço. Temos uma vantagem muito grande, com um hospital que está começando a produzir de verdade. Inclusive, estamos conversando com uma equipe de ortopedia, com preparo e residência em cirurgia ortopédica, para alavancarmos mais um serviço médico em Simões Filho”, adiantou Bethânia.

Fotos: Danillo Canuto