Simões Filho: Missa de Sétimo Dia será realizada em homenagem a Binho do Quilombo


Uma missa em memória ao sétimo dia da morte do líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, de 36 anos, popularmente conhecido como “Binho do Quilombo”, será realizada nesta terça-feira (26), a partir das 9h, na Capela de São Gonçalo, no Distrito de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A Missa de Sétimo Dia será realizada no mesmo local onde o corpo de Binho foi velado e contará com a presença de amigos, familiares, autoridades municipais e a comunidade do Quilombo Caipora, onde ele residia.

Flávio Gabriel foi brutalmente assassinado dentro do próprio carro, na manhã da última terça-feira (19), em frente à Escola Nova Esperança, também em Pitanga de Palmares.

Testemunhas afirmam que um carro branco parou do lado do veículo da vítima e sem sair de dentro do automóvel os meliantes dispararam cerca de 14 disparos de arma de fogo contra Binho, que não teve tempo de reagir.

Ainda não se tem maiores informações sobre o crime. O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho.

Desde que o quilombola faleceu, a comunidade Caipora tem realizado manifestações cobrando das autoridades policiais uma resposta imediata com relação ao crime, que não deve ficar impune.

Na quinta-feira (21), um protesto foi realizado em um trecho da rodovia Canal de Tráfego, estrada que liga os municípios de Simões Filho, Candeias e Camaçari. Os manifestantes queimaram pneus e fizeram uma barreira humana no meio na pista.

“Queremos respostas das autoridades e que a justiça seja feita, porque este crime brutal não pode ser mais um nas estatísticas. Essa crueldade que fizeram com nosso guerreiro não pode ficar assim, quem fez isso tem que pagar”, disse uma jovem que não se identificou.

Na manhã de hoje, um novo grupo de manifestantes se reuniu em frente ao Ministério Público para reivindicar a prisão dos criminosos. Além de líder comunitário Binho era uma pessoa muito querida pelo seu estilo carismático e humilde de lidar com as pessoas. Ele deixa esposa e três filhos.