Simões Filho: Medicina preventiva é reforçada com projetos sociais e de humanização no Hospital Municipal


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/simoes-filho-medicina-preventiva-e-reforcada-com-projetos-sociais-e-de-humanizacao-no” ][/soundcloud] A APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves), empresa que administra o Hospital Municipal de Simões Filho; ao longo da gestão busca aprimorar o compromisso com a responsabilidade social. Sob a deliberação da diretoria, a Unidade de Saúde desenvolve a conscientização e sensibilização sobre o atendimento hospitalar humanizado e avança no processo permanente de mudança de cultura no atendimento à saúde. De acordo com a gerência operacional do Hospital Municipal, os projetos sociais que vêm sendo desenvolvidos; teve início com a ideia da administração em trabalhar também com a ‘medicina preventiva’.

No primeiro semestre de 2016, entre os projetos sociais desenvolvidos estão: “Palestra sobre hipertensão arterial, diabetes e obesidade na Semana de Enfermagem; Homenagem às mães com palestras sobre doenças epidemiológicas e o Maio Amarelo com orientações e alertas para a prevenção de acidentes de trânsito”.

mat3
Em referência ao ‘Maio Amarelo’, orientações e alertas sobre a prevenção no trânsito foi desenvolvida na Unidade de Saúde.

Considerando o conjunto de ações e projetos sociais em parceria com alunos de Enfermagem por meio de um ‘calendário do ano’, os eventos para os usuários estabelecem um novo padrão de comunicação, participação e integração entre administração, profissionais de saúde e pacientes.

“Os projetos sociais acompanham a tendência de conscientizar a população, por meio da mobilização e são desenvolvidos pela administração do Hospital em parceria com a Faculdade Universo com o apoio da Gerência de Enfermagem”, explicou Cristiana Almeida.

mat5

As ações ocorrem nas salas de espera da Emergência Adulto e Pediátrica com a realização de palestras e orientações que contribuem para semear os conceitos e propostas humanistas e envolver cada vez mais pessoas a se prevenirem para uma vida mais saudável.

Apesar dos desafios e a alta demanda da saúde pública, o Hospital Municipal pretende continuar com a ideia do princípio da universalidade do acesso, pelo entendimento de que todos os cidadãos têm direito aos serviços de saúde. Além da população de Simões Filho, a Unidade registra um número expressivo de pessoas de outras cidades da região metropolitana que buscam atendimento.

mat2

A partir do segundo semestre, os projetos sociais irão focar no Outubro Rosa (Prevenção do Câncer de Mama), Novembro Azul (Prevenção do Câncer de Próstata) e Dezembro Vermelho (Prevenção da AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Ainda de acordo com a política de humanização, as visitas domiciliares configuram uma oportunidade para ampliar a investigação de ‘como o paciente foi atendido enquanto esteve internado’e a gestão da APMI acompanha os pacientes na pós-alta.

 mat4