Simões Filho lidera Ranking de cidades da RMS com maior ocorrência de roubos de carros


O fechamento do mês de setembro trouxe um número alarmante em relação a roubos e furtos de veículos em cidades da Região Metropolitana e na capital baiana. Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas estão entre os municípios com maior número de ocorrências.

Conforme os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do boletim diário no site do órgão, durante os 30 dias foram registrados 392 casos, uma média de 13 por dia.

O número é quase cinco vezes maior do que o apresentado no mesmo período do ano passado. Segundo os dados do órgão, em setembro de 2016 foram contabilizados 82 furtos e roubos de veículos na capital baiana e municípios vizinhos. Ou seja, 310 casos a menos quando comparado com o atual quadro.

Com base nos números de 2017, no mês destacado, a maioria dos casos, cerca de 84%, são de roubos, quando há violência e/ou ameaça. Do total, 331 registros foram com esse tipo de crime e 61 furtados.

Em relação às localidades dos crimes, o maior número de roubos e furtos são praticados em bairros de Salvador, com precisamente 323 casos do número total. Enquanto os outros 69 registros foram feitos em municípios vizinhos, como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, em sua maioria.

Já no que se refere ao levantamento feito no primeiro trimestre de 2017, Simões Filho aparece como maior chance de se ter um automóvel roubado, seguida por Camaçari e Candeias. No total foram 810 veículos roubados na RMS entre os meses de janeiro a abril.

Já sobre os alvos, os motoristas de carros continuam sendo as principais vítimas. Em sua maioria dos condutores ainda sofrem algum tipo de violência durante a ação criminosa, tendo em vista que os assaltantes costumam usar arma de fogo na abordagem.

Embora o número de ocorrências seja alarmante, em contra partida a policia tem trabalhado incansavelmente para recuperar os veículos roubados. Cerca de 47% do total de automóveis roubados são encontrados e devolvidos para os seus proprietários. No entanto, os veículos recuperados nem sempre são os mesmos que foram tomados de assalto no determinado mês.

Confira o Ranking das cidades da RMS com maior número de ocorrências

1º Simões Filho
2º Camaçari
3º Mata de São João
4º Candeias
5º Lauro de Freitas
6º São Francisco do Conde
7º Dias Dávila
8º Popuca
9º Itaparica
10º Madre de Deus
11º Sã Sebastião do Passé
12º Vera Cruz