Simões Filho: Idosa vive em condições subumanas e se queima em incêndio causado por vela


A pensionista Juracy de Oliveira Silva, 64 anos, mora em condições subumanas dentro de uma casa no bairro KM 25, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ela sofreu queimaduras na última sexta-feira (7), quando houve um incêndio no imóvel, que não tem energia elétrica, causado por uma vela acesa pela idosa. Juracy foi salva por vizinhos, que encontraram a idosa trancada dentro de casa. Ela foi atendida um dia depois no Hospital Municipal de Simões Filho.

Segundo uma moradora que não quis ser identificada, Juracy faz tratamento de hemodiálise três vezes na semana em uma clínica da rede pública no município de Camaçari. “Eu acompanho minha mãe e vejo o sofrimento de Juracy há três anos. Nós ajudamos a pegar ela e colocar no carro, porque ela tem dificuldade de andar. Já ajudamos dando roupas e outras coisas, mas a situação dela só piora”, disse a vizinha da idosa.

A denunciante diz que a idosa mora com uma filha em um cômodo da casa que foi dividida com uma parede pelo filho de Juracy. “Ela não tem acesso a banheiro, não tem geladeira e o único alimento que idosa tem é farinha seca com calabresa. A comida é feita com fogo de álcool em uma vasilha. Ela dorme em uma cama de cimento. As necessidades fisiológicas são feitas no mesmo ambiente e garrafas com urina ficam acumuladas no mesmo local. A filha dela saca o dinheiro da pensão e se alimenta melhor que a mãe”, diz a denunciante que não quis se identificar.

Segundo a vizinha da idosa, o caso foi denunciado por duas pessoas no Ministério Público do Estado (MPE) de Simões Filho no dia 21 de setembro, mas até então não houve nenhuma resposta. “Estive no Ministério Público nesta sexta-feira (14) e fui informada que o caso já foi encaminhado para Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mas o Cras informou que somente com uma ordem judicial poderá tomar uma providência”, explica.

A denunciante apela através do Bocão News para que as autoridades resolvam com urgência o caso de dona Juracy. “Só temos vocês do Bocão News para apelar. Precisamos de ajuda para salvar a vida dessa idosa”, desabafa.

*Bocão News