Simões Filho: Entidade Abayomi convida população para lançamento do livro da atriz Cássia Valle


A Instituição Entidade Abayomi trará para Simões Filho a atriz Cássia Valle (Bando de Teatro Olodum), para o lançamento do seu primeiro livro, intitulado Calu: uma menina cheia de histórias. O evento será no próximo dia 10, às 14h00, no Pavilhão do Fogo Simbólico, localizado nas imediações da Praça Noêmia Meireles, Centro.

O livro foi escrito em parceria com a também museóloga Luciana Palmeira e conta a história de Calu uma pequena contadora de histórias, que vive grudada é um bloquinho de anotações, que é a sua ferramenta mágica para entrar neste mundo da imaginação. “Ela é uma menina rara, num mundo onde papel e lápis estão ficando obsoletos entre as crianças”, ressaltou a escritora.

A ideia surgiu há mais de cinco anos, quando as museólogas queriam se aproximar do universo infantil, sobre questões relacionadas à memória, patrimônio, identidade e museu. Depois de escrever o livro, elas apresentaram à editora Malê, e através de algumas parcerias conseguiram finalizar.

No livro, Calu procura uma forma de transformar o bairro em que mora em um museu a céu aberto. Cássia ressaltou a importância de trabalhar o sentimento de pertencimento da população para o patrimônio material e imaterial.

“Precisamos passar por um processo de (re) apropriação do nosso patrimônio. Temos que trabalhar o sentido de pertencimento da população, através da educação específica para o patrimônio material e imaterial”, disse a escritora ao jornalista Jônatas Almeida/FPC-SecultBA.