Simões Filho é o primeiro município a efetivar o Planifica Bahia


Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), é a primeira cidade na Bahia a receber o Workshop para a efetivação do Projeto de Planificação da Saúde e no segundo dia de encontro, profissionais tiveram acesso ao guia completo de Planificação, indicadores municipais de cobertura e estratégia, perfis sociais e epidemiológicos, e outros.

“A construção desse processo é de suma importância para a consolidação de uma nova história para a saúde pública e como já foi dito, saímos na frente e nos tornaremos referência. Um benefício coletivo que será sentido pela gestão de saúde e população”, disse Poliana Venas, secretária de Saúde.

O Projeto PlanificaBahaia, realizado inicialmente na região de Simões Filho e em seguida em Valença, servirá como modelo para a execução em outras localidades. O calendário de atividades e de compromisso para a efetivação do Projeto prevê encontros mensais até novembro/2020.

“Nós que acompanhamos na ponta a execução da Atenção Básica e Avançada, sabemos o quanto é importante esse projeto para a consolidação das políticas públicas e requalificação do sistema de saúde nos atendimentos que são realizados junto à população com maior eficiência e rapidez, inclusive nos encaminhamentos”, destacou Lília Sandes, coordenadora da Atenção Básica.

A implantação da Planificação da Atenção à Saúde visa funcionar como uma ferramenta de gestão e organização das redes de atendimento da população. Em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a iniciativa tem o objetivo de solucionar até 95% dos problemas de saúde do estado.

O Projeto acontece pela parceria celebrada entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Ministério da Saúde, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e os municípios conveniados, entre eles Simões Filho.