Simões Filho e mais nove municípios integram o universo de 400 mil desempregados na RMS


Levantamento do IBGE coloca mais uma vez, a Bahia nas primeiras posições no ranking do desemprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, desde novembro de 2014 que a Bahia não fecha um mês com mais trabalhadores admitidos do que desligados.

De acordo com o analista da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Luiz Chateaubriand, a Região Metropolitana de Salvador (RMS), já tem mais de 400 mil pessoas desempregadas (dados da Pesquisa de Emprego, Desemprego, Metodologia do Dieese aplicada pela SEI), cerca de um quarto da população economicamente ativa.

Simões Filho, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz integram os municípios citados na pesquisa.

“Desde 2015 há um crescimento da taxa de desemprego. Há setores que desempregam continuamente, como o industrial. Na construção civil, tivemos perdas muito grandes. Incrivelmente, nossa taxa (de desemprego) já foi pior. Em 2003, ela chegou a quase 30%”, comenta.

Segundo dados levantados pela SEI, na última quinta-feira (17), a  crise econômica provocou o aumento do desemprego na RMS que perdeu 20 mil postos entre 2014 e 2015.images

A crise econômica persiste mais ainda com a situação da desigualdade e inserção de negros e brancos no mercado de trabalho. Os dados levantados que integram a Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS), no último ano, foi registrada uma população negra de desempregados de 323 mil, enquanto os não negros somavam 22 mil.

Simões Filho e mais nove municípios da RMS, que integram o universo de 400 mil desempregados, registram a difícil crise que preocupa a população. Um dos fatores segundo os dados levantados seriam a pouca atividade econômica em proporção ao tamanho da população e baixa qualificação profissional.

Levantamento realizado pelo IBGE, colocou o Estado da Bahia na liderança em números de desempregados no Brasil. O órgão divulgou nesta terça-feira (22), os dados mais recentes do estudo.

De acordo com o levantamento, a Bahia possui 1,151 milhão de desempregados – 22 mil a mais do que valor registrado no trimestre anterior, entre os meses de abril a junho.