Simões Filho é a 2ª cidade mais violenta da Bahia e a 5ª do Brasil, diz pesquisa


Do ranking dos dez municípios mais violentos do país, oito estão situados na região Nordeste, segundo o Atlas da Violência 2017, divulgado nesta segunda-feira (5). Homicídios cresceram 22,7% em dez anos no país, aponta Atlas da Violência 2017.
O estudo, que analisa os dados mais recentes do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2015, utiliza como critério a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada.

Em relação aos municípios mais violentos, em 2015, com mais de 100 mil habitantes, a cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficou com a segunda maior taxa de homicídios, que compara o número de casos ao número de habitantes, e Simões Filho aparece na quinta posição no índice nacional, sendo colocada como a segunda no mapa estadual.

Na lista dos 25 municípios mais violentos, apontados pela pesquisa, além de Lauro de Freitas e Simões Filho, aparecem ainda mais seis cidades da Bahia, são elas: Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Barreiras, Camaçari, Alagoinhas e Eunápolis. Dessas, Simões Filho está entre as cinco com maior número de casos, com 112 homicídios para 134 mil habitando, o que resultou em uma taxa de 92,3.

Apesar da predominância do Nordeste, o município que lidera este ranking no Brasil é Altamira, no Pará. Em 2015, tinha pouco mais de 108 mil pessoas e uma taxa de homicídio calculada em 107, quase dez pontos a mais do que Lauro de Freitas, na Bahia, que ficou na segunda colocação (97,7).
Confira os quadro com as 25 cidades mais violentas do país: