Simões Filho: Disputa pela presidência da Câmara deve movimentar bastidores e pode afetar rotina do parlamento municipal


A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores deve movimentar os bastidores da política de Simões Filho nos próximos dias, com um momentâneo e potencial condição de afetar a base governista, de forma, positiva ou negativa, a depender da capacidade de articulação dos candidatos ao cargo. Atualmente o comando do Parlamento Municipal está nas mãos do vereador mais votado nas eleições de 2016 e 2020, Orlando Carvalho de Souza, popular Orlando de Amadeu.

Além da força política do atual presidente da Casa, mais dois postulantes ao cargo já se pronunciaram e colocaram seus nomes para a avaliação da base aliada que é composta por 12 membros, além disso, segundo informações não confirmadas, dentro do pleito interno há mais 1 candidato que deve se apresentar como candidato da base oposicionista, o ex-presidente da Câmara entre 2012 e 2016, Joel Cerqueira, eleito este ano, novamente pela base do ex-prefeito Eduardo Alencar (PSD). Na oposição, Joel deverá ser o escolhido entre os 7 vereadores da bancada oposicionista ao atual governo.

CONFIRA POSSÍVEIS CANDIDATOS:

Orlando de Amadeu

Atual presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, deu um choque de gestão na Casa Legislativa. O mandatário do Parlamento Municipal ficou satisfeito pelo Portal de Transparência Pública da Casa ter sido reconhecido e bem avaliado pelo TCM. Para ele, a nota representa um grande avanço comparado às gestões anteriores.Sobre o período na presidência da Câmara, Orlando afirmou que foi um bom presidente e sempre tratou muito bem todos os vereadores, e fez um bom trabalho dentro da Câmara. “A todo momento eu sempre trabalhei com a sandália da humildade […] o que eu tenho que fazer é servir o povo da cidade de Simões Filho”, disse o vereador

Com 1.802 votos, Orlando de Amadeu, conseguiu ser o vereador mais votado duas vezes consecutivas em Simões Filho. De acordo com ele, quebrando um tabu no município. “Deus está me dando a oportunidade de ser o vereador mais votado do município, disse em entrevista ao programa de rádio.

Eri Costa

O vereador Eri Costa (MDB), reeleito pela terceira vez, disse que a partir dessa eleição passou a ser mais político, e que antes não era considerado político pela forma que conduz o seu mandato, já que ele foca só no trabalho, e não gosta de pedir voto.

Eri disse que seu objetivo atualmente é que Simões Filho cresça, mas que se seu nome estiver bem e o prefeito Dinha Tolentino quiser estará à disposição. Já sobre a eleição para a presidência da Câmara, o vereador disse que vai lançar seu nome. “Eu vou conversar com o prefeito e vou lançar o meu nome, e a gente vai seguir o líder, mas hoje eu me coloco para o cargo”, afirmou o vereador.

Sobre a renovação da Câmara, Eri Costa ressaltou que as brigas internas resultaram nessa imagem que a população tem da Câmara, e como presidente irá mudar isso. “Às vezes o vereador chega discutindo, agredindo o outro e acha que está agradando e agregando voto, e do outro lado está a cada dia mais perdendo o seu espaço, e acaba dando nesses resultados inesperados”.

Jackson Bonfim

o vereador eleito Jackson Bonfim (DEM), afirmou que será candidato à presidência da Câmara de Vereadores. De acordo com ele, se considera experiente, por estar no 4º mandato e agora se acha apto para assumir a presidência da Casa.

“É necessário que se mantenha o ciclo de a cada dois anos ter um novo presidente. Isso foi tão bom para Câmara que os dois que foram presidentes se reelegeram”, disse o vereador.

De acordo com Jackson Bonfim, quem já foi presidente deve dá espaço para que outros sejam. “Não necessariamente precisa ser Jackson Bonfim, mas eu acredito que tem outros colegas lá que tem a pretensão, e com certeza poderão contar com o meu voto”, afirmou.

Joel Cerqueira

Como ex-vereador e ex-presidente da Câmara na legislatura 2012-2016, o vereador eleito Joel Cerqueira (PSD), que também foi Diretor Financeiro da Câmara Municipal, o ex-petista que já estava há mais de um ano na função, solicitou a exoneração para assumir um cargo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cargo esse que foi conseguido através da indicação do ex-prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD).

Cerqueira ainda não se pronunciou oficialmente como possível candidato ao cargo de presidente da Casa Legislativa, entretanto, deverá ser o escolhido do grupo oposicionista.