Simões Filho: Comunidade do “Quilombo Rio dos Macacos” denuncia aumento da violência e pede medidas de proteção


Em nota publicada através do Instagram, a comunidade do e, na região de Aratu, em Simões Filho, denunciou a onda de violência que tem sofrido nas últimas semanas, desde o homicídio de um morador no fim do mês passado.
Segundo o comunicado, os moradores do quilombo têm lidado com frequentes invasões de propriedade e tentativas de arrombamento, sem que nenhuma medida efetiva seja tomada pelos órgãos de proteção.

Rio dos Macacos é uma comunidade remanescente de quilombo que enfrenta um conflito pela propriedade daquelas terras, reivindicadas pela Marinha do Brasil. Na nota, os quilombolas acusam a Marinha de dificultar o acesso dos moradores a iluminação, saúde e educação, bem como de fechar a estrada que dá acesso ao local, o que dificultaria a chegada do policiamento.

No último dia 25 de novembro, o líder quilombola José Isídio Dias, aos 89 anos, foi assassinado a machadadas dentro de casa. O delegado Leandro Acácio, titular da 22ª Delegacia, responsável pelo caso, afirma já ter identificado o autor do crime. “Estou aguardando apenas alguns detalhes da justiça para poder divulgar as informações, mas já tenho a autoria. Creio que até a próxima semana a gente divulgue mais detalhes”, contou.

Por Bruno Leite / Lula Bonfim: site Bahia Noticias