Simões Filho atinge nota “B” na avaliação do Tesouro Nacional e recebe autorização para investimentos com a União


A Prefeitura do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), atingiu a categoria “B”, na avaliação do Tesouro Nacional, referente à Capacidade de Pagamentos de Municípios, (CAPAG).

O CAPAG é um sistema vinculado ao STN que tem como prioridade apresentar de forma simples e transparente a situação fiscal dos estados e municípios.

Segundo o órgão, o ente que tem nota “A” ou “B” recebe autorização e garantia federal em operação de crédito, e com isto, facilita a contratação, ou seja, o município é considerado como “Bom Pagador”. Já os entes que recebem avaliação “C” ou “D” não podem ter a união como “fiadora”.

Vale destacar que, em nota B, a Prefeitura está com as contas aptas e com condições de contratação de financiamentos para novos investimentos com garantias da União.

A classificação é obtida, através do cálculo em que são analisados os três principais indicadores financeiros do município: endividamento; poupança corrente e liquidez. Neste sentido, o município de Simões Filho integra a lista de Prefeituras baianas que são consideradas pela STN como capazes de honrar dívidas e aptas a celebrar empréstimos.