Setembro Amarelo: Prefeitura promove palestra de prevenção ao suicídio e promoção à vida


No mês de referência a prevenção ao suicídio, setembro Amarelo, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promove palestra nesta sexta-feira (13), às 08h30, no auditório do Centro Social, como parte das ações de promoção à vida.

“O assunto é uma preocupação permanente, mas durante o mês de setembro ganha maior visibilidade e o nosso município também abraça essa causa. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você, pode ser o primeiro e mais importante passo. Nesse sentido, é importante ficar atento. Em paralelo, focamos também nos assuntos relacionados à paternidade e ao enfrentamento as diversas formas de violência, assuntos que sempre estão em visibilidade”, destacou Andrea Almeida, secretária da SPM.

O encontro contará com a participação dos juízes Dr. Pablo Stolze (Juizado Especial de Simões Filho) e da Drª Mabile Machado Borba (Direto da 1ª Vara da Fazenda Pública e coordenadora do Cejusc Simões Filho), que abordarão os temas “Paz Interior, Paz na Família” e “Apresentação do Programa Pai Presente”, respectivamente.

Durante todo o mês, a secretaria promoverá ações de alerta e de conscientização popular, sobre fatores e sinais que podem indicar crise ou algum tipo de tendência suicida, que pode atingir os indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

“É importante alertar que o suicídio pode ser prevenido. Não há uma receita para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise. Entretanto, um indivíduo pode dar certos sinais, que devem ser levados em consideração e chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos. Sobretudo, se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo”, alerta a psicóloga Diana Coelho.