Sessão Solene na Câmara de Simões Filho marca início dos trabalhos legislativos de 2020


A abertura dos trabalhos legislativos de 2020 está marcada para terça-feira (18), às 9h. Os poderes Executivo e Legislativo e Judiciário se reunirão para uma sessão solene como forma de marcar a abertura da primeira Sessão Legislativa da 14ª Legislatura. A sessão especial será realizada no Plenário da Casa Legislativa.

O Regimento Interno da Casa estabelece que o Executivo e o Legislativo devem se reunir, anualmente, no plenário, para inaugurar a sessão legislativa. A sessão de abertura ocorre sempre em dia útil, com a presença do prefeito, do vice-prefeito, do presidente da Câmara, deputados estaduais e federais, de vereadores, secretários, demais autoridades e representantes da política, do judiciário e líderes religiosos.

A mensagem do Executivo apresenta um balanço das ações dos últimos anos de mandato nos e os rumos que pretende dar ao município no ano correspondente e ressalta sobre a importância da união dos poderes Executivo e Legislativo.

Depois de lida a mensagem do prefeito, em seguida, será a vez do discurso dos vereadores. A sessão solene será encerrada com o discurso do presidente da Câmara que fará sua apresentação para 2020.

 

De acordo com o Cerimonial do Legislativo, ligado diretamente à Presidência da Casa, os profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom), da Diretoria Administrativa e Legislativa estão envolvidos com o evento.

A abertura dos trabalhos legislativos já conta com um cerimonial que vem desenvolvendo um trabalho diferenciado desde o ano passado na limpeza, ambientação, decoração e ornamentação de principais ambientes nas dependências do Legislativo, em especial, o Plenário, na recepção de autoridades e convidados, apoio e suporte de audiovisual, execução do Hino Nacional e do Hino do Município, registros cinematográficos e fotográficos e produção de release e press-release para divulgação, publicação de matéria jornalística, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação (Ascom CMFSF) como forma de repercussão da Sessão Solene na imprensa, além de todo apoio e suporte necessários ao presidente da Casa, aos vereadores, aos assessores e demais autoridades e convidados, tanto na parte externa quanto na parte interna do Plenário.

A segurança também vai receber atenção especial. Além da segurança da Câmara, haverá o apoio de policiais militares e da Guarda Civil Municipal.

Vale lembrar que de acordo com a Portaria n° 006/2019, publicada pela Câmara de Simões Filho, no dia 21 de janeiro de 2019, para adentrar ao Plenário Walter Jorge dos Santos, é necessário que os respectivos profissionais de comunicação (jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares) interessados em fazer a cobertura das Sessões a partir de fevereiro de 2019 usem o seguinte traje social: homens: terno e gravata, blazer ou esporte fino; mulheres: vestidos (saia abaixo do joelho e blazer) ou ternos (calça e blazer de manga comprida).