SERIE DE MÚSICA CLÁSSICA DO BRASIL, MÚSICA NO MUSEU


Serie de música clássica do Brasil, Música no Museu.   Música no Museu, iniciado em 1997, tornou-se a maior Serie de musica clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book mudando a temporada no Brasil tradicionalmente de março a novembro e que, por nossa gestão,  passou de janeiro a dezembro sem interrupções.

Seus números são impressionantes chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 musicos/ano, além de uma vertente internacional, desde 2006 em cidades de Portugal, Espanha, França, USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque, Lacma em Los Angeles, Kennedy Center em Washington), República Tcheca, Marrocos, India, Itália, Alemanha, Austria, Chile, Argentina, Vietnam e Austrália, levando músicos e a musica brasileira para o exterior.

Participou das comemorações de 200 anos da Chegada da Corte de Portugal ao Brasil com concertos no Rio de Janeiro e nas cidades históricas de Minas Gerais e de  Portugal, realizou o primeiro evento cultural em São Cristóvão ( Sergipe), logo após a escolha dessa cidade como patrimônio cultural da Humanidade, pela Unesco e em julho de 2013, na visita do Papa Francisco ao Brasil, realizou 30 concertos só com músicos jovens dentro da programação do Encontro Mundial da Juventude.

Fez a primeira apresentação da música clássica brasileira nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal em 2012, o primeiro evento de música clássica brasileira no Museu Guggenheim em Bilbao ( Espanha) e o primeiro de música clássica brasileira ao vivo nas cidades de Nova Delhi ( Índia) e Sydney (Austrália) e dos 725 anos da Universidade de Coimbra. .

Sergio_da_Costa-foto divulgação-namidia-uiara zagolin

Sediou em 2009 a Pianestival, Festival Internacional de Pianistas Amadores pela primeira vez na América Latina e que até então realizado em cidades da Europa e África.

– Participou em 2010 do Concours S.A.R Princesse Lalla Meryen ( Concurso Internacional de Piano do Marrocos) e do Concurso Internacional Santander de Piano (Espanha) oferecendo um dos prêmios, a apresentação dos vencedores no Palácio São Clemente, Consulado de Portugal

Em 2015 foi matéria na revista de bordo da TAP e distribuída em todos os seus voos internacionais durante o mês.

Paralelamente e no seu âmbito, realiza um Festival Internacional de Harpas-RioHarpFestival, já na sua 13ª. versão e que colocou o Brasil no circuito mundial da harpa.

Também renova o panorama da musica clássica no Brasil através do Concurso Jovens Musicos-Musica no Museu, já na nona  versão e que recebe a cada ano uma bolsa de U$105 mil da James Madison University-uma escola Steinway- para o vencedor. 8 jovens músicos já cursaram ou cursam esta Universidade e criou a Orquestra Jovem Música no Museu e que &n bsp;começa a ter vida própria.

Ao completar 15 anos em 2012, realizou uma programação especial que incluindo os melhores concertos da Série com destaque para a apresentação do pianista Nelson Freire em São João del Rei mas que antes apresentou-se em Tiradentes. Sucesso total.

Em 2013, além da Série normal de concertos, foi feito o lançamento do livro ¨Música no Museu- 15 anos depois¨além da exposição das pinturas das capas dos seus programas (cada mês feita por um artista plástico brasileiro) e doadas para a Academia Brasileira de Filosofia e que ora faz parte do seu acervo.

Outro grande diferencial da Série é a absorção de iniciativas sociais junto a Comunidades dando espaços para apresentações de suas orquestras em nossos espaços.

Leia mais: Murilo Sá faz tributo para a lenda David Bowie

Também a excelência do projeto, que já recebeu cerca de 30  prêmios e honrarias nacionais (Ordem do Merito Cultural, Golfinho de Ouro, Embaixador do Rio, Urbanidades do IAB, Ordem do Mérito Judiciário, Personalidade da Cultura Judaica, Governo de Minas Gerais  etc etc) e internacionais (Cultura Viva da Unesco, Excelência em Cultura em Lisboa, Latin American Quality Awards em Buenos Aires, Cultura Viva em Madrid) ) e gerou a monografia de Marie Hoffman, da Humboldt-Universität zu Berlin Philosophische Fakult ät III Institut für Musikwissenschaft und Medienwissenschaft Musik und Medien/Kulturwissenschaft sob o titulo Die Rolle der ,,Klassik” im öffentlichen Leben in Rio de Janeiro und die Konzertreihe, Música no Museu” (Musik im Museum) The Role of “Classical Music” in the Public Life of Rio de Janeiro and the Series of Concerts “Música no Museu” (Music at the Museum) (a musica clássica na vida publica do Rio de Janeiro e a Serie de Concertos Musica no Museu).

Nestes 20 anos de atividades já registra um publico superior a 850.000 pessoas e uma mídia espontânea de milhares de registros em todos os veículos do Brasil, rádios, TVs, jornais, revistas, internet e até do exterior, com destaques para matérias no New York Times,Le Monde de la Musique,  entre outras.

Realiza pesquisa dinâmica de seu público no Rio de Janeiro com o perfil por idade, profissão, bairro e meio de transporte e que já  gerou um  mailling superior a  110.000 nomes- que cresce dia a dia-  recebendo  a programação mensal, semanal e diária através de uma empresa de e-marketing.

Musica no Museu no Google tem mais milhões de registros e o seu site www.musicanomuseu.com.br, na sua versão nova, em 18 meses já tem mais de 480.000 acessos.Neste e no www.rioharpfestival.com.br  complementam as informações do projeto.

De Claudia Catald