Seminário alusivo a Semana Mundial do Meio Ambiente é realizado na Câmara de Simões Filho


Todo o dia é o Dia do Meio Ambiente. Com base nesta ideia, autoridades, entre eles, vereadores, secretários municipais e especialistas promoveram na manhã desta sexta-feira (7), no plenário da Câmara, um seminário alusivo a Semana Mundial do Meio Ambiente com abordagens e questões ligadas à temática ambiental para chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade de preservar o meio ambiente.

Com o tema “Gestão Ambiental para a Sustentabilidade”, o Seminário coordenado pela Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), através do titular da pasta, Elias Melo, contou com a presença do presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB) e dos demais vereadores Arnoldo Simões (PRB), que representou  o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia (PRB), Canjirana (PSL), Jailson ‘Jajai’ (PP) e o líder do governo, Manoel Almeida, popular ‘Neco’ (PSD), os assessores diretos ligados aos vereadores Cleiton Bolly Bolly (SD) e Vel Silva (PRP), o secretário Edson Kipão (Segov), o professor, historiador e ambientalista, Ademário Ribeiro, o engenheiro ambiental e sanitarista, Diego Marinho, o tenente da Polícia Militar, Iranildo Deiró, o advogado e palestrante, Anthony Cordeiro, o Superintendente da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar e alguns Jovens Vereadores presentes, entre outras autoridades.

As galerias do plenário foram ocupadas por professores e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Irmã Dulce (CEEP) e do Colégio Municipal Alberto Silva, além de alunos do curso de técnico de Meio Ambiente e representantes de entidades ligadas ao setor.

Para as exposições foram convidados três palestrantes: o professor, historiador e ambientalista, Ademário Ribeiro, o engenheiro ambiental e sanitarista, Diego Marinho, o tenente da Polícia Militar, Iranildo Deiró, o advogado e palestrante, Anthony Cordeiro, que expuseram importantes informações e alertas no que diz respeito, principalmente, à necessidade de alertar os impactos ambientais e apontar os rumos para as gestões públicas e privadas, e, por fim, o secretário Elias Melo que expôs as atribuições da pasta na esfera municipal na formação de políticas públicas com ações prioritárias voltadas ao Meio Ambiente no município.

O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, reforçou a importância das pessoas despertarem em relação aos cuidados e os impactos com o meio ambiente, desde situações mais banais, como um papel jogado ao chão até o cuidado com o consumo da água. “As pessoas têm que se preocupar mais com as questões ambientais, principalmente com o lixo. Ter mais responsabilidade de não jogar lixo no chão e preservar o meio ambiente”, alertou Orlando.

Na visão do vereador Arnoldo Simões (PRB), que representou  o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hidricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), todos devem ter uma preocupação grande com relação ao ambiente em que vivem e realmente fazerem a sua parte. “Cada um deve fazer a sua parte. Só desta forma nós vamos ter um ambiente preservado e saudável para todos”, salientou.

De acordo com o secretário Elias Melo, as ações realizadas pela pasta do Meio Ambiente visam alertar constantemente a população sobre medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente, mostrando a necessidade de luta permanente em defesa dos cuidados ambientais. “Precisamos refletir e criar uma postura crítica e ativa diante dos problemas ambientais existentes, sobretudo, em nosso município”, alertou.

Além do Seminário, a equipe técnica da secretaria realizou também a 7ª Assembleia Ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Junho, Mês do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia e oficializado no Brasil, através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, com o objetivo de estimular a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

(Ascom CMSF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *