Semáforos inteligentes começam a funcionar nesta segunda; veja locais


Começaram a funcionar nesta segunda-feira, 8, os 88 semáforos inteligentes implantados pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Os equipamentos são interligados por uma rede composta por 60 quilômetros de fibra ótica, permitindo a comunicação e ajuste em tempo real, levando em consideração o fluxo viário. O novo sistema foi apresentado nesta manhã pelo prefeito ACM Neto em coletiva de imprensa realizada na sede da Transalvador, nos Barris.

Os semáforos foram instalados em uma faixa que se estende desde a nova praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na região do Shopping da Bahia, abrangendo as avenidas Lucaia, Garibaldi, Juracy Magalhães, ACM, além da ligação Iguatemi-Paralela e o Rio Vermelho. Todos eles serão supervisionados por 27 controladores distribuídos em 46 interseções e nos 88 equipamentos.

A intenção, de acordo com superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, é proporcionar aos condutores mais facilidade para transitar pelas ruas da capital. “Os equipamentos possuem a capacidade de se adequar às condições de mobilidade em cada trecho percorrido; ou seja, um semáforo que normalmente deveria ficar fechado por três minutos, pode ser esse tempo reduzido caso a via esteja sobrecarregada de veículos. O sistema tem capacidade de sincronizar o tempo semafórico de forma automática”, explicou.

O investimento para a implantação da tecnologia foi de R$ 12,5 milhões, valor pago pelos shopping centers da capital como contrapartida à liberação do alvará para cobrança de estacionamento nos estabelecimentos comerciais.

Segunda etapa 

A previsão da Transalvador é de que mais 15 semáforos inteligentes sejam instalados nos próximos meses em Salvador, totalizando 105 equipamentos deste tipo.

Nesta etapa, serão investidos mais R$ 1,8 milhões provenientes da empresa Petros, que recentemente ergueu um prédio na Av. ACM e deverá equipar mais semáforos nas redondezas como contrapartida.

“Vamos oferecer o que há de mais moderno sem que haja a necessidade de sacrificar os recursos dos cofres públicos” , afirmou ACM Neto.

 Atarde