Sem indigestão: Eduardo Alencar almoça com amigos e volta a território simõesfilhense


Foi dada a largada na corrida em busca pela preferência do eleitor diante das próximas eleições em 2018. Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, o clima esquentou depois da visita de um velho conhecido da população.

Na última semana, o ex-prefeito Eduardo Alencar esteve na cidade almoçando com alguns amigos, o que movimentou o cenário político simõesfilhense no que se refere a uma possível pré-candidatura a deputado estadual.

A presença de Alencar trouxe um certo burburinho entre os vereadores locais, inclusive aos da sua suposta base aliada, que devem ficar entre a “cruz e a espada” na decisão de apoiar o antigo mandatário ou a atual vereadora e primeira-dama Kátia Oliveira, que embora não tenha se lançado oficialmente, já é o nome mais cogitado entre os indicados do governo Dinha.

Na manhã desta segunda-feira (31), o vereador Sandro Moreira declarou apoio ao antigo cacique e disse que está com Rui Costa nas próximas eleições, enquanto outros parlamentares da sua coligação, estranhamente acompanharam o atual gestor em uma visita conjunta ao interior do estado com o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Na Bahia, a briga acirrada fica entre o então governador Rui Costa, possível candidato a reeleição e o atual cacique da capital baiana. Ambos deverão se enfrentar nas urnas consolidando a preferência do povo baiano no campo partidário PT X Democratas.

Se o entrave entre a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado já não era dos melhores, com a negativa do presidente Michel Temer (PMDB) de liberar empréstimos para o governo da Bahia, a situação pode se agravar. A verba seria usada pelo governador Rui Costa (PT) em iniciativas como obras de insfraestrutura.

Segundo o deputado federal Afonso Florence (PT), em entrevista à Rádio Metrópole o prefeito ACM Neto (DEM) pode ter sido o pivô do veto do empréstimo, que havia sido liberado e terminou suspenso. “Ele [Temer] suspende um contrato de empréstimos para a Bahia, dizem até que o prefeito de Salvador, ACM Neto, teria ido lá pedir a Temer para não assinar esse empréstimo para a Bahia”, disse.

Cerca de 14 meses antes das próximas eleições, que elegerão os escolhidos para ocupar os cargos de deputado federal e estadual , governador, senador e presidente da república, a única coisa que se pode afirmar é que ganharão aqueles que possuem maior articulação e pulso firme para se manterem até o fim nesta “batalha de gigantes”.