Seguradora japonesa vai trocar empregados por inteligência artificial


 A seguradora japonesa Fukoku Mutual Life irá trocar 34 funcionários de seus escritórios por um sistema de inteligência artificial.

 naom_586eaa84c3c2a

Segundo reportagem publicada pelo jornal britânico “The Guardian”, a empresa espera aumento de 30% em sua produtividade com a mudança.

A Fukoku Mutual Life afirmou que o investimento trará retorno financeiro em menos de dois anos de implantação.

A companhia diz que vai investir 1,4 milhão de libras (aproximadamente R$ 5,5 milhões) e espera economizar 1 milhão de libras (R$ 3,95 milhões) por ano após a substituição dos humanos pelos algoritmos.

O sistema foi desenvolvido a partir da plataforma Watson, da IBM. Segundo a companhia de tecnologia, seu sistema realiza pensamentos análogos aos humanos. Consegue analisar variados tipos de informações não-estruturadas, como textos, vídeos e imagens.

Na companhia japonesa, ela será usada para ler informações médicas, como tempo de internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes para determinar o valor dos pagamentos que a seguradora deve fazer.

A adoção da nova tecnologia fará com que os funcionários que realizam as mesmas atividades que as máquinas se tornem redundantes a partir de março.

Porém os valores apontados pela inteligência artificial ainda terão de ser aprovados por profissionais da seguradora.

A reportagem do “The Guardian” aponta que, segundo relatório do Instituto de Pesquisas Nomura, metade dos trabalhos feitos no Japão podem ser realizados por robôs até 2035. (Com informações da Folhapress)