Sedesc realiza oficinas para discutir turismo étnico-afro em Simões Filho


Com o objetivo de desenvolver e fortalecer o turismo ético-afro no municipio, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou oficinas de qualificação sobre a produção associada ao turismo e sobre a qualidade do atendimento prestado aos turistas, no auditório do Centro Social, nesta segunda-feira (17).

A intenção do encontro foi estimular a criação de redes de turismo étnico-afro, com geração de emprego e renda através de iniciativas que explorem, de forma sustentável, o potencial local.

O evento foi aberto pela coordenadora do Departamento de Turismo, Samara Sodré, que falou da importância de desenvolver no município o turismo étnico-afro. “Começa aqui um processo estruturação de uma rede que, de forma autônoma, vai formular roteiros de turismo na nossa cidade e o fomentar o segmento turístico. Simões Filho tem uma natureza incrível, uma paisagem maravilhosa e uma riqueza cultural fantástica”, defendeu.

De acordo com palestrante e supervisora de Projetos do Conselho de Turismo da Bahia, Tâmara Azevedo, a atividade turística é um forte atrativo para o desenvolvimento econômico da região. “Simões Filho possuiu comunidades

quilombolas e isso permite que atividades turísticas sejam realizadas com vivência de experiências autênticas. O turismo étnico-afro é um nicho que reforça a diversidade de atrativos, como capoeiristas, baianas de acarajé e terreiros de candomblé. É muito importante que haja o fortalecimento dessa rede”, disse Azevedo.

“O encontro entre o Conselho Municipal de Turismo, empresários, artesãos, líderes quilombolas e comunitários é fundamental para que possamos planejar ações que visem o desenvolvimento do turismo sustentável no município”, afirmou o secretário Djalma Machado.

Participaram também o secretário de Governo, Edson Santana, e a coordenadora da Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), Tania Carvalho.