Secretário Jackson Bonfim diz que Guardas Municipais serão treinados para aplicar multa de trânsito em Simões Filho


O caos no trânsito de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), é um assunto que nunca vai sair de pauta. Isso porque o tema é discutido frequentemente pela população local, que ainda sonha com um sistema de mobilidade urbana seguro e organizado pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Em entrevista ao programa Panorama de Notícias desta quinta-feira (18), o secretário da pasta, Jackson Bonfim, falou sobre a falta de responsabilidade de alguns motoristas que, segundo ele, não estão respeitando as sinaleiras, nem os pedestres, e que alguns motoristas são mal educados.

Nesse sentido, o secretário falou sobre a possibilidade de tornar legal a aplicação de multas de trânsito dentro do município, que ainda está em fase de estudo e treinamento.

Sobre as infrações em sinaleiras, Jackson afirmou que os motoristas infratores só deixarão de ultrapassar o sinal vermelho quando as multas começarem a chegar em suas casas, especialmente no cruzamento que fica nas imediações da Cidade da Criança, onde os motoristas normalmente não respeitam o sinal.

“Os motoristas não obedecem as leis, não têm educação, nem respeito no trânsito. Mas essa questão a gente só vai resolver com multa, e nosso município está se preparando para isso”, afirmou.

De acordo com o chefe da pasta, o prefeito já constituiu através de uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), e já tem todo um aparato para implantar o sistema de multa no município de Simões Filho, porque a cidade já é municipalizada desde 2010.

“As administrações anteriores não colocaram em prática, mas o atual prefeito já está autorizando fazer o talonário eletrônico de multas e o treinamento da guarda municipal para poder multar os motoristas que não têm respeito pelo outro. E quando eu falo pelo outro, é pelo cidadão, pelo seu próximo”, explicou.

Jackson disse, ainda, que as pessoas vão criticar o sistema de multas, mas garante que “se não existir, motorista infrator nunca vai ser punido”, concluiu.