Secretário de Segurança Pública critica legislação penal brasileira


O secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, em entrevista concedida à rádio Metrópole FM, na manhã desta terça-feira (08) teceu duras críticas à legislação penal brasileira e revelou que o envolvimento de menores no mundo do crime tem acontecido cada vez mais cedo.

“Nós estamos vendo crianças de 12 anos com uma metralhadora na mão. Primeiro lugar, é a vida do cidadão de bem e da polícia que faz a defesa da sociedade, depois a vida do marginal. A gente não espera a resistência do marginal, mas se houver, primeiro lugar é a vida do policial” disse o gestor.

O secretário ainda falou sobre a atuação da policia nos diversos campos da violência e sobre o papel da família na educação dos jovens.

“Hoje precisa-se de polícia para tudo. Hoje a gente precisa de ronda escolar porque é aluno batendo em professor, a gente precisa ter a ronda Maria da Penha porque é marido batendo em mulher e em pleno 2017 a polícia ainda atua em problema domésticos. Onde vamos parar? É policia fazendo parto em viatura. As famílias não podem largar seu filhos achando que o papel de educar é da policia, dos professores”, desabafou o titular da SSP-BA.

Ainda na entrevista, Barbosa apontou que houve um deslocamento de quadrilhas para cidades do interior da Bahia por conta da facilidade de atuação. “Ao lançarmos o Pacto Pela Vida, vimos que 80% dos homicídios da Bahia acontecem em 20 municípios. O que a gente viu foram quadrilhas migrarem para cidades menores. Houve ainda a ida da criminalidade para cidades menores porque nas cidades menores há falta de estrutura”, reconheceu.