Secretário anuncia Plano local de Habitação de Interesse Social em Simões Filho


https://scontent-grt2-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/

Após o andamento do processo de vistoria no empreendimento Parque Bela Vista I e em breve no Parque Bela Vista II, ambos localizados no bairro Santo Antônio do Rio das Pedras, o Secretário de Habitação de Simões Filho, Virgílio Daltro prevê até o mês de setembro as entregas dos empreendimentos, Parque Universitário I e II (Vida Nova), Ipitanga e Alvorada (Simões Filho I). A novidade é uma alternativa que deverá ampliar moradias para a população carente e está sendo viabilizado por meio da construção de um “Plano Local de Habitação de Interesse Social”. Através do plano a pasta irá buscar em Brasília programas alternativos de habitação.

“Não podemos ficar a vida inteira dependendo do ‘Minha Casa Minha Vida’. Temos que buscar alternativas e partir para as periferias em busca de solução para que esteja sofrendo com a falta de habitação”, afirmou Daltro que acrescentou que a alternativa de ampliação de moradias é uma determinação do prefeito Eduardo Alencar (PSD).

Para o “Mapele News”, o gestor da pasta da Habitação revelou que será feito o levantamento de todas as áreas subnormais do município e após pesquisa e diálogo com a população encaminhar as pessoas para projetos alternativos que existem no Ministério das Cidades.

O Plano Local de Habitação, projeto de interesse social contará com a parceria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), para reivindicar junto ao Ministério das Cidades, recursos para atender as pessoas que estão em áreas carentes. Dentro dessa perspectiva, áreas ocupadas desordenadamente, palafitas, loteamentos irregulares serão analisados para fazerem parte do projeto.

A forma tática de acesso ao Plano Local de Habitação, conforme explicação de Virgílio Daltro contará com três secretarias do município que em parceria realizarão pesquisas em todas as áreas subnormais. O apoio para o levantamento será viabilizado por meio da Secretário de Saúde (agentes de saúde), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (agentes comunitários) e também funcionários da Secretaria de Educação.

A expectativa é que o projeto a partir do início de 2017 seja viabilizado em Simões Filho.

Com realização aos empreendimentos do ‘Minha Casa Minha Vida’ que serão entregues até o mês de setembro, 97% das obras estão concluídas. Os residenciais Parque Universitário I e II, Ipitanga e Alvorada nos próximos dias, a Caixa Econômica estará fazendo a convocação para definir as datas do sorteio.