Secretaria de Saúde implanta Unidade Dispensadora de Medicamentos para DST/AIDS


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou uma nova estrutura para a execução da assistência qualificada do Programa Municipal de DST/AIDS, que vai desde palestras de orientação/conscientização até o acompanhamento psicológico e tratamento dos pacientes.


As Unidades Dispensadoras de Medicamentos Antirretrovirais (UDM) são estabelecimentos integrantes de serviço de saúde, que realizam gestão e dispensação de medicamentos para o atendimento dos usuários sob terapia (TARV), bem como seu acompanhamento e monitoramento, sem prejuízo à dispensação de outros medicamentos ou produtos.

Entre as atividades desenvolvidas pelas UDM estão: atendimento individual e coletivo realizado durante a consulta farmacêutica, na qual o profissional dará as informações necessárias sobre a síndrome, os medicamentos e os cuidados necessários para o seguimento do tratamento e demais informações sobre posologia, dosagem, efeitos adversos, conservação dos medicamentos, interações medicamentosas e com alimentos e drogas.


Essas informações também podem ser repassadas de forma resumida no momento da dispensação de antirretrovirais, se a entrega for realizada por um profissional farmacêutico.

“Estamos garantindo o acesso dos pacientes aos medicamentos. O paciente tinha que se deslocar para Camaçari ou Salvador. Agora, conseguimos implantar a farmácia especializada em nosso município”, declarou o técnico responsável do Programa de DST/AIDS, Rafael Myranda.

Com a implantação da UDM, o município de Simões Filho está com estrutura completa de Assistência preconizada pelo Ministério da Saúde: Centro de Referencia em DST/AIDS (CTA/SAE), UDM e ações de Prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *