Secretaria de Saúde de Simões Filho realiza reunião com mães de bebês com microcefalia


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/secretaria-de-saude-de-simoes-filho-realiza-reuniao-com-maes-de-bebes-com-microcefalia” ][/soundcloud] Diante dos atuais casos de microcefalia – malformação congênita, em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada, o Secretário de Saúde, Dr. Alfredo Assis, juntamente com os órgãos envolvidos ao ‘enfrentamento da doença’, se reuniu no auditório da secretaria com as mães de bebês com microcefalia em Simões Filho.

De acordo com dados divulgados pela coordenadora da Vigilância e Proteção à Saúde, Nádia Simões no final do ano passado, 12 casos foram confirmados no município.

1

Conforme reunião que tem como objetivo estabelecer e estreitar um melhor relacionamento com as famílias que vivem o drama e dificuldades, 12 mães participaram do encontro que tem como base fundamental conceder o apoio e melhor acolhimento.

De acordo com o Secretário de Saúde, as reuniões com as mães com filhos com microcefalia do município, é uma oportunidade urgente em promover orientações e esclarecimentos sobre o assunto, que conta com profissionais da área de saúde para minimizar o sofrimento dessas crianças e quando necessário encaminhá-las para unidades especializadas.

4

A microcefalia não é uma “doença” nova. De acordo com o Ministério de Saúde, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens e o aumento dos casos no Brasil está atrelado ao Zika Vírus, cuja medida de intervenção requer a contribuição da população.

Em Simões Filho, a Secretaria de Saúde vêm realizando mutirões contra o aedes aegypti – ação realizada em diversos bairros.

2

O número de casos suspeitos de microcefalia na Bahia chega a 942 de acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (16), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).