Secretaria de Saúde de Simões Filho aparece em primeiro lugar no ranking de teleconsultorias da Bahia


A Secretaria de Saúde do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), aparece no topo do ranking de solicitação de teleconsultorias na Bahia, referente ao mês de junho, segundo informações divulgadas através das redes sociais pelo sistema Telessaúde Bahia.

O Sitema Telessaúde é um componente do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com outras redes.

De acordo com a pasta, isso representa o compromisso do município na busca do apoio e da qualificação dos profissionais da Atenção Básica. As consultas permitem a ampliação e o fortalecimento da resolubilidade da Estratégia da Saúde da Família na cidade.

“O processo de educação dos trabalhadores da SMS deve ser permanente para melhor qualificar o processo de trabalho nas unidades de saúde. Onde há formação profissional, o serviço cresce em termos de qualidade”, afirmou a chefe da pasta, Betânia Pinto.

No sistema Telessaúde Bahia, os profissionais recebem esclarecimentos sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, materiais educativos, organização e gestão da Atenção Básica. O Programa é uma iniciativa instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, desde 2007, para fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS utilizando tecnologia de comunicação e informação.