São João confirmado: Líder comunitário busca apoio de empresários para realização do Arraiá de Mapele


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/sao-joao-confirmado-lider-comunitario-busca-apoio-de-empresarios-para-realizacao-do” ][/soundcloud] Se depender da disposição e união dos moradores, o distrito de Mapele, localizado na zona rural do município de Simões Filho, não vai ficar sem realizar as festividades de São João. A chegada do mês de junho não passa despercebida na comunidade que unânime aprova a continuidade da ‘tradição’ com o “Arraia de Mapele”. A confirmação chegou nesta quarta-feira (01), e os festejos juninos acontecerão nos dias 23 e 24 de junho.

13318557_1721303294792494_1282661267_n

Devido à crise econômica que afeta os municípios e as dificuldades para a gestão pública arcar com o evento, o líder comunitário, Manoel Carteiro junto com a equipe do ‘Mapele News’ visitou o empresário Jomar Paraki, que além de confirmar sua participação e apoio na realização das festividades; pede o apoio dos demais empresários do município.

A Festa Tradicional acontece há mais de 15 anos e conta com a expressiva participação da comunidade. O evento movimenta pessoas de diversos bairros da cidade de Simões Filho e da capital baiana que se sentem bem em entreter e criar laços de amizade, além de honrar a expressiva ‘beleza natural e de potencial turístico que Mapele possui’.

Com uma visão visionária, Jomar Paraki argumenta que é preciso o ‘olhar dos empresários nos arredores da cidade, na promoção e responsabilidade social, no sentido de apoiar o desenvolvimento social e o bem-estar da população’.

13318623_1721290171460473_848459572_n

De acordo com o empresário, que recebeu o líder comunitário Manoel Carteiro e a equipe de reportagem em seu gabinete, ele não poderia negar o pedido de um amigo e ser omisso para uma festa que é ‘tradição na cidade’.

“O Arraiá de Mapele é tradição e é preciso dar continuidade. Os empresários têm que abraçar e incentivar cada vez mais o resgate dessas festas juninas, que com certeza, contribui para o entretenimento e que estabelece também a simpatia da comunidade com o empresariado”, incentivou.

Ainda de acordo com Paraki, a Festa Junina de Mapele tem expressiva repercussão e entende que a gestão pública passa por dificuldades. Ele sinaliza que o desejo e a união conjunta são parâmetros para que a comunidade realize o tradicional evento.

13342191_1721287881460702_1355419966_n
Empresário Jomar Paraki

“Partindo do princípio que as festividades contribuem para a economia local com a venda de pratos típicos e diversos produtos que serão comercializados no evento; permitindo a ampliação da geração de renda para a comunidade e estabelecimento do desenvolvimento social, nós empresários temos que participar porque também o evento melhora a qualidade de vida das pessoas, resgata o sentimento de pertencimento da cultura local e reforçam dentro da comunidade laços permanentes de amizade”, pontuou.

O líder comunitário Manoel Carteiro para a equipe de reportagem; revelou que cada dia se sente mais fortalecido para buscar a efetivação do ‘Arraiá de Mapele’ e percebe o compromisso do empresário Jomar Paraki muito importante, em uma altura que o evento estava ameaçado a não acontecer; por conta das dificuldades em conseguir apoio.

“Tenho certeza que a comunidade de Mapele vai receber com muita alegria e unidos vamos sim, resgatar e dar continuidade a esse importante e tradicional evento cultural”, concluiu o líder.