Salvador tem previsão de chuva forte até a próxima quarta-feira (13)


O tempo fechado tomou conta do clima tropical da Bahia desde o último final de semana. Em Salvador, segundo informações do Instituto de Meteorologia da Bahia (Inmet), a previsão é de chuva até esta quarta-feira (13).As áreas de instabilidade na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são responsáveis por manter o céu nublado em quase todo o estado.

Mesmo com a previsão de dias nublados com períodos de chuva, a Marinha do Brasil, através do Comando do 2º Distrito Naval, informou que o último aviso de mau tempo registrou até as 21h desta terça-feira (11), más condições do mar para áreas a quase 200 km da praia, não interferindo nas condições marítimas para a costa da praia. Ainda de acordo com a Marinha, a tendência é de que o mar se acalme durante os próximos dias.

Segundo o Climatempo, na Bahia é esperada mais chuva durante esta semana e grandes acumulados, principalmente, para o oeste e o sul do estado, onde há expectativa de mais 100 mm no período de cinco dias. A parte central, também, continua com chance de fortes pancadas de chuva, especialmente até a quinta-feira (14).

A população baiana vivenciou um período intenso de chuva acompanhado de nebulosidade no último sábado e domingo. Nas redes sociais, vídeos foram compartilhados retratando o que algumas pessoas chamaram de “Ciclone”.

A meteorologista do site Climatempo, Josélia Pegorim, explicou que o que as pessoas filmaram foram nuvens muito carregadas que cresceram, também, sobre o mar, no litoral norte da Bahia, e foram visíveis da praia. Ela explica, ainda, que nuvens parecidas se formam quando há a presença de frente fria forte no litoral da Bahia.