Salvador registra menor índice de infestação do Aedes aegypti


O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 1º e 22 de junho, apontou que o novo Índice de Infestação Predial (IIP) na capital baiana é de 1,4%. Ou seja, a cada 100 imóveis visitados menos de dois apresentaram focos do mosquito.

Apesar de ainda estar em estado de alerta para a ocorrência de uma eventual epidemia das arboviroses, como recomenda a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), houve uma redução de 22% em relação ao último levantamento do mês de janeiro, quando o indicador era de 1,8%.

De acordo com o levantamento, três Distritos Sanitários – Centro Histórico, Liberdade e Brotas – apresentam índice de infestação igual ou menor que 1%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que significa dizer que não correm risco de uma epidemia da doença.

Os demais distritos da capital baiana, apesar do estado de alerta, apresentam resultados satisfatórios. O estudo apontou ainda que em 12 bairros da capital os agentes de combate às endemias não identificaram nenhum foco do vetor. A localidade da Palestina é a única no município apontada pelo levantamento com alto risco para uma eventual epidemia das arboviroses, com o IPP de 4,6%.