Salvador: Mercado Modelo será administrado pela prefeitura a partir de março


O centenário Mercado Modelo passará a ser administrado, a partir de março, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop). Pelo menos são estes os planos da titular da pasta, Rosemma Maluf. Segundo ela, a Semop e a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), que administra o mercado há mais de dez anos, já conversam sobre a mudança da administração desde o ano passado.

Em entrevista ao CORREIO, a secretária garantiu que foi a própria associação quem procurou a Semop e solicitou que o município assumisse a gestão. “Na verdade, todo mercado municipal tem a gestão do município. Mas, uma gestão anterior à do prefeito ACM Neto, fez um convênio onde a Associação passou a administrar o mercado. Isso trouxe algumas dificuldades para a gestão, porque o único órgão que tem poder de polícia administrativa, ou seja, que pode cobrar de um permissionário inadimplente, é a Semop. Ao longo dos anos, a associação acabou perdendo essa força e, hoje, um dos principais problemas é a inadimplência”, explica.

O passivo da atual gestão gira em torno de R$ 1 milhão, somando débitos de água, luz, dívidas trabalhistas e até com fornecedores. Como a Semop não poderia assumir a dívida, a transição passou a ser mediada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), através da promotora Rita Tourinho. O papel do MP-BA é ajudar a encontrar um caminho para que os responsáveis assumam o débito e, em seguida, a prefeitura assuma a gestão.