Salvador: Forças Armadas realizam ações de defesa contra possível ameça terrorista


Em meio ao clima de insegurança e constantes ataques terroristas mundo a fora, as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) realizam na manhã desta terça (267), na região do Dique do Tororó, ações de defesa elaboradas para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A capital baiana sediará, de 4 a 13 de agosto, dez partidas de futebol na Arena Fonte Nova. Em Salvador, as ações de defesa ficarão sob a coordenação do comandante do 2º Distrito Naval, o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros.

A Marinha, responsável pelo controle marítimo, terá efetivo de 600 militares, uma corveta, um navio-patrulha, dois navios-varredores, um aviso de patrulha, dez embarcações de menor porte e um helicóptero. A Força Aérea Brasileira (FAB) terá caças A-29 (Super Tucano) e F5 para interceptação no espaço aéreo. Já o Exército ficará responsável pela proteção de estruturas estratégicas – serviços que, se forem interrompidos, provocariam sérios impactos na realização do evento – e servirá, também, como força de contingência, para o caso de serem acionados para ajudar nas ações de segurança.

A Coordenação de Operações Especiais (COE/PC), também estará de prontidão, por determinação do delegado-geral Bernardino Brito Filho, da Polícia Civil. O COE estará em estado de alerta 24 horas, para qualquer intervenção tática, durante todo o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Bahia.

As equipes estarão distribuídas nas principais áreas de interesse, como o Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, e hotéis, onde as delegações de vários países ficarão hospedadas durante a competição. Com informações do Aratu Online.