Saiba o que foi dito pelos vereadores que criticaram a gestão administrativa do prefeito Dinha na última sessão de 2017


Até mesmo os vereadores que são da base aliada concordaram que alguns funcionários do primeiro escalão do governo Dinha deixaram a desejar nestes seus 12 primeiros meses de atuação. Sendo assim, os elogios deram lugar as críticas e as severas cobranças.

Entre os mais criticados, o secretário de Meio Ambiente, Elias Melo foi recorde de citações entre os edis. Depois da chamada feita pelo vereador Canjirana acerca da falta de atitude do chefe da pasta até mesmo em realizar atividades como poda de árvores, outros edis fizeram referência ao mau desempenho dos secretários na sequencia.

“Eu acho que o secretário do Meio Ambiente, ele precisa acompanhar o ritmo do prefeito. A gente tem aqui para urbanismo 20 milhões, 87 mil, 647 reais e eu já pedi pra cortar árvores nesse município, mas a gente não recebe nenhum retorno. Então, que ele faça pelo menos as coisas básicas. Nós estamos aqui discutindo o orçamento, mas também precisa cobrar de algumas pessoas, minha cobrança aqui é unicamente com a Secretaria de Meio Ambiente, que nos atenda, nos responda, os ofícios pelo menos”, salientou Canjirana.

“Eu estou aguardando pacientemente, mas ano que vem não vou mais ter essa paciência não. Tem vários secretários que têm muita conversa bonita, mas não operacionaliza. Trata a gente muito bem, eu preferiria até que me tratassem mal, mas que dessem respostas aos nossos anseios. Vereador está aqui pra criticar mesmo, fiscalizar, esse é o nosso papel. Eu não quero fazer menção a um nome só, mas eu podia citar todos ou quase todos os secretários que se portam desta maneira. Trata o vereador apenas com aquela cordialidade que lhe é peculiar, porém, o que nós queremos realmente é dar resposta à população”, revelou Eri.

O vereador Boly Boly chamou a atenção para a Assessoria de Comunicação. “Uma questão que eu trago para esta casa é com relação à Comunicação da Prefeitura Municipal de Simões Filho, porque ela tem que ajudar os vereadores. Quando for fazer determinada obra nas localidades, principalmente nas comunidades que o vereador solicitou, ela tem que avisar as lideranças ou ao vereador, que naquela localidade será feito determinado serviço, para que de fato nós possamos também estar acompanhando de perto e dar uma resposta também a sociedade”, disse ele.

Everton Paim concordou com o edil dizendo que “o feedback é importante até para que os parlamentares possam defender a administração, indicando as obras que estão sendo realizadas”.

Depois de se colocar contra a imposição do vereador Cleiton (Boly Boly) sobre a falta de comunicação do secretariado simõesfilhense com o parlamento municipal, o vereador Orlando de Amadeu também, passou a ser alvo de críticas entre vários edis, inclusivo dos seus aliados políticos.

“Nós não podemos estar aqui criticando a administração só porque não foi informado que a Rua da Aroeira está sendo asfaltada. Quem é que mora em Simões Filho que não sabe que a Rua da Aroeira está sendo asfaltada? Todos os sites da cidade estão informando que a Rua da Aroeira está sendo toda remodelada, com esgotamento sanitário, com saneamento básico, pavimentação, com tudo” falou Orlando com relação a Boly Boly.

Para o vereador Everaldo (Vel), realmente existem servidores do primeiro escalão da gestão atual, que preferem levar as demandas da população no verdadeiro “cheiro mole”, do que efetivamente se empenhar em resolver.

Tem muito secretário aqui que eu digo que é secretário “cheiroso”, que chama mesmo pra dar cheiro, vocês sabem muito bem quem é. Agora, vereador Orlando, o vereador Boly Boly está certo, porque se fosse lá em Pitanga de Palmares e não lhe convidassem, você não iria gostar não”, falou ele se referindo a obra na Rua da Aroeira.

Sobre os secretários “bons de papo”, Vel revelou que não tem receio em citar nomes e por isso indicou o desempenho das secretárias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Ordem Pública, respectivamente.

“Alan, Elias Melo e Bartolomeu não dá mais pra engolir. Não tem negócio de não dar nome não. Eu dou nome aos três. Tem que resolver essa semana, porque estamos aqui em defesa da boa administração e em defesa do povo”, interpelou. “Tudo que acontece mandam ligar pra Dinha pra resolver, então não precisa de secretário mais na cidade. Não precisa mais”, completou Vel.

O vereador Arnoldo também discursou dizendo que não queria entrar nos méritos da questão, mas complementou confirmando que “Infelizmente está existindo este tipo de problema e eles estão querendo empurrar com a barriga”.

O vereador Elimário também fez menção a fala dos demais edis em concordância com a inoperância de alguns secretários e citou uma frase dita pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando diz que “prefere os críticos do que os bajuladores”.

Para o líder de oposição, Sandro Moreira, a atitude de Orlando tentando inibir as críticas dos edis foi algo ilegítimo. “O que o vereador líder da bancada fez é cercear o direito de defesa. No momento que o vereador, na qualidade de líder do governo tenta calar a boca dos nobres vereadores nesta casa, em face da defesa do Executivo municipal, ele está desfazendo, desqualificando o legislativo. Não existe isso, nós estamos aqui pra defender o povo e não pra defender o prefeito. Os secretários infelizmente não estão dando respostas, nem a nós vereadores, nem a população”, disse Sandro.

Para se defender, Orlando voltou a fazer uso da palavra e tentou se explicar. “Eu só queria deixar bem claro que em momento nenhum eu quis aqui blindar secretário, nem defender secretária. Eu falei simplesmente que a gente vê as coisas acontecendo na cidade, todos nós somos moradores desta cidade. Então, nós não podemos estar aqui criticando o secretário ou a execução daquele serviço porque eu não fui avisado. Mas, em momento nenhum eu estou aqui tirando direito de vereador”.