Saiba o que compete a Controladoria Geral Municipal comandada pela Drª Jailce


A Controladoria Geral Municipal (CGM), um órgão que compõe a administração direta do Poder Executivo, embora seja uma ferramenta imprescindível para o exercício da fiscalização pública ao que diz respeito aos aspectos financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais dos órgãos e das entidades públicas, é em boa parte desconhecido pela sociedade civil.

imagem_noticia_5

Para conhecimento de toda a população, a controladoria pode contribuir para que os gestores públicos busquem cumprir os programas, as metas e as ações de governo em um cenário transparente, eficiente e legal. A Unidade de Controladoria Municipal poderá fornecer aos administradores locais sistemas que lhes permitam acompanhar de perto o desenvolvimento dos serviços públicos, e assegurarem a correta aplicação dos recursos e a preservação do patrimônio público.

Cabem ao órgão, algumas atividades como: verificar a exatidão e a regularidade das contas e a boa execução do orçamento, adotando medidas necessárias ao seu fiel cumprimento; realizar auditoria e exercer o controle interno e a conformidade dos atos financeiros e orçamentários dos órgãos do Poder Executivo com a legalidade orçamentária do município; exercer o controle das operações de crédito e garantias, bem como dos direitos e haveres do município; entre outros.

Em Simões Filho, a função foi atribuída a advogada e especialista em Gestão Pública Drª Jailce Andrade. Ex Secretária de Governo e Sub-Controladora na cidade de Camaçari, Jailce acumula larga experiência na área, um dos pré-requisitos para ser nomeada segundo afirmado pelo atual Prefeito Dinha, além da amizade de longos anos com o parlamentar simõesfilhense.