Relator da Comissão de Finanças declara parecer favorável às contas de Eduardo Alencar


A votação das contas da Prefeitura de Simões Filho no exercício de 2015, época da gestão do antigo prefeito Eduardo Mendonça de Alencar, estão em fase de discussão e análise pela Comissão Permanente de Finanças da Câmara de Vereadores, em seguida será encaminhada para votação.

O relator da Comissão, o vereador Erivaldo Canjirana, em contato com a reportagem do Programa Bahia no Ar, sob o comando do radialista Roque Santos, informou que não houve nenhuma reunião incluindo a presidente da Comissão Katia Oliveira e o membro Adailtom Caçambeiro, ainda assim, o relator resolveu se antecipar e concluir positivamente a análise das contas com ressalvas.

Em oportunidade anterior, o relator já havia salientado que embora o Tribunal de Contas tenha emitido um parecer aprovando as contas do ex-prefeito com ressalvas, isso não significa que houveram irregularidades, uma vez que, praticamente todas as contas que passam pelo TCM são aprovadas nesta condição.

“A aprovação ou reprovação vai depender muito da análise individual de cada vereador, porque o TCM aprovou com ressalvas, mas a maioria das prefeituras tem suas contas aprovadas nessa condição. É muito difícil a aprovação de uma conta no TCM sem ressalva alguma”, completou ele.

Em entrevista ao Mapele News, alguns vereadores se anteciparam sobre a votação e declararam apoio ao ex-prefeito Eduardo Alencar, outros mantiveram a postura de opositores e preferiram condená-lo. Há ainda os indecisos.

“Como é que você tem uma área técnica do Tribunal de Contas que vem com a conta aprovada e você vai ser contra o parecer? Como é que eu vou ser contra o parecer onde eu fui secretário de Saúde da gestão anterior? Eu estaria votando contra aminha pessoa. Então, meu voto é favorável”, enfatizou Dr. Alfredo Assis.

“Eu vou votar pela vontade do povo da minha cidade e a vontade do nosso povo é que essas contas sejam rejeitadas. Eu não posso ser favorável ao parecer do tribunal, porque pra mim não vale nada. O prefeito Eduardo Alencar teve as contas rejeitadas em 2015/2014 e a Câmara aprovou. Então, o parecer do TCM não vale nada, o que vale é como se encontra a nossa cidade hoje e a gente precisa tomar a decisão de rejeitar as contas pelo bem do povo da cidade de Simões Filho”, ressaltou Orlando de Amadeu.

“Eu acho que a cruz ainda está meio acirrada, e eu respeito à opinião do meu colega Orlando. Eu acho que esse é o pensamento pra comunidade, pro povo de Simões Filho, mas eu creio que a gente tem que esperar ainda até a semana que vem pra tomar uma decisão definitiva”, avaliou Neco.

Após a conclusão do parecer, os vereadores deverão manifestar opinião favorável ou contrária a análise feita pelo relator, em votação aberta durante sessão em plenária na Câmara. Vale salientar que serão necessários apenas 7 dos 19 votos para aprovar as contas e 12 para reprová-las.