Recém-nascida sobrevive após ser picada cinco vezes por escorpião preso ao cordão umbilical


Uma recém-nascida com apenas três dias de vida sobreviveu ao ataque de um escorpião amarelo, após ter sido picada cinco vezes pelo inseto, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Maria Sofia nasceu no dia 3 de setembro e recebeu alta médica dois dias depois. O caso aconteceu na casa da família, localizada no Conjunto Habitacional Campo Verde, no bairro Campinhos, dia 6 de setembro.

Depois de apresentar sintomas, a menina foi levada pelos pais ao posto de saúde com frequência cardíaca alterada, salivação e falta de apetite. No entanto, na sua primeira consulta o diagnóstico não foi preciso.

Depois do atendimento, a bebê foi levada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Durante nova avaliação, o animal foi encontrado. O escorpião estava escondido dentro da fralda, preso ao cordão umbilical da recém-nascida, que ainda não havia caído.

Após passar três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sofia recebeu alta no último dia 9. De acordo com o laudo médico, neste período, ela foi medicada com seis ampolas de soro antiescorpiônico.

Após sair do Hospital, a família teve que se mudar temporariamente para casa de um tia da menina devido a uma infestação de escorpiões na casa deles.