Quatro detentos fugiram da Colônia Penal de Simões Filho neste final de semana


Quatro detentos fugiram da Colônia Penal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã do último domingo (9). De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Geonias Oliveira, a fuga foi notada às 9h20 por outro preso que presta serviços dentro da unidade.

Segundo Geonias, os presos aproveitaram que a passarela e a guarita não tinham policiamento no momento da fuga e usaram uma corda feita com lençois para subir na passarela e em seguida para descer na lage da cozinha. Depois disso, conseguiram passar para a parte externa do prédio e partiram.

O sindicalista ainda conta que, a Colônia Penal de Simões Filho deveria abrigar somente presos em regime semiaberto, mas hoje custodia cerca de 100 presos provisórios em regime fechado e outros 164 no semiaberto.

Em nota, o sindicato afirma que o local em que funciona a unidade prisional é considerado área de risco, pois fica próximo a um gasoduto. Em caso de acidente, certamente não teria como simplesmente os agentes abrirem as portas e liberarem os presos para que não sofressem os danos de um possível acidente. Por isso, não poderia funcionar como regime fechado.

Os quatro fugitivos são Eliezer dos Santos Araújo, Eric Bruno Passos Costa, Maurício Tavares Silva e Renilson da Cruz Silva. Até o momento, nenhum deles foi recapturado.

Esta ocorrência já é a segunda registrada na Colônia Penal de Simões Filho em menos de 15 dias. No dia 25 de março, outro preso conseguiu fugir da unidade. Joanderson Carvalho Nascimento estava trabalhando como soldador no pátio da prisão quando conseguiu escapar.