Projeto Sim ao Amor: Ministério Público realiza primeiro casamento coletivo LGBT em Salvador


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realiza nesta quinta-feira (28) o primeiro casamento coletivo LGBT em Salvador. A união de nove casais homoafetivos é o primeiro do projeto “Sim ao Amor” na capital.

A iniciativa visa reconhecer judicialmente as uniões homoafetivas, com a realização de matrimônios civis de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis na cidade. A cerimônia será realizada às 17h na sede do MP no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Esse é o segundo casamento coletivo promovido pelo projeto na Bahia. O primeiro foi realizado em Santo Amaro, no recôncavo baiano, no ano de 2016. A luta pela promoção desse direito à população LGBT vem se fortalecendo desde 2014, quando o promotor de Justiça Inocêncio Carvalho realizou em Itabuna o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo.

Idealizado pela promotora de Justiça Lívia Vaz, o projeto ganhou mais força institucional e vem sendo ampliado. O projeto conta com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Comarca de Salvador, Grupo Gay da Bahia (GGB), Grupo Enlace, Grupo Família pela Diversidade, Cartório de Nazaré, entre outros artistas e empresas privadas.