Projeto Saúde na Praça: Uma experiência de ‘promoção da Saúde e cidadania’ em Simões Filho


Após participar de um batepapo com atletas da cidade de Simões Filho e alguns representantes dos poderes públicos, Altalano Andrade, mentor do projeto “Saúde na Praça” divulgou a continuidade da ação que promove a prevenção de doenças, principalmente às relacionadas ao sedentarismo e à cidadania. As atividades físicas que contam com profissionais voluntários acontecem de 2ª às 6ª feiras na Praça 7 de Novembro, próximo a rodoviária da cidade.

O projeto ‘Saúde na Praça’ é voluntário e teve início no verão de 2013. Na ocasião, o local muito pouco movimentado deu lugar às atividades promovidas pelo projeto que atualmente possui um público rotativo de 30% fixo. Por noite cerca de 80 pessoas aderem aos exercícios ao ar livre.

De acordo com o mentor, a iniciativa vem contribuindo na promoção da saúde e já se percebe uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente a prevenção de doenças. Para a reportagem, Andrade relatou que as atividades, inclusive, solucionaram dificuldades relacionadas ao sono e questões alimentares de diversos alunos.

A ideia é expandir o projeto para outros bairros. Ainda de acordo com Altalano Andrade as dificuldades têm sido a falta de apoio e também à necessidade de profissionais voluntários que se comprometam na efetivação do projeto em suas localidades.

Altalano orienta para que as pessoas procurem o médico para fazer um diagnóstico para a prática esportiva, principalmente a partir dos 40 anos. Conforme sua orientação, independente de idade; as pessoas que desejam participar do projeto precisam fazer o eletrocardiograma e o exame de esforço.

Em 4 anos o ‘Saúde na Praça’, garante diversas modalidades esportivas como Swing Baiano, Zumba, Aero boxe, entre outras.

O público é variado e uma equipe acompanha os participantes, além de palestras realizadas no local com psicólogos e nutricionistas.