Projeto presidido pelo Jovem Senador simõesfilhense, Matheus Bacellar é aprovado e pode virar Lei no país


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/projeto-presidido-pelo-jovem-senador-simoesfilhense-1″ ][/soundcloud] O Senado Federal aprovou o projeto da Comissão Nísia Floresta (Meio Ambiente), presidida por Matheus Bacellar Vieira da Silva, morador da Ilha de São João, em Simões Filho, que representou o estado da Bahia na edição 2015 do programa Jovem Senador, em Brasília. A Comissão de Direitos Humanos (CDH) reconheceu a proposta Legislativa para que a madeira utilizada em obras, edificações e serviços da administração pública tenha origem certificada. A sugestão estará em tramitação como Projeto de Lei e será analisada pelas Comissões Permanentes do Senado.

8da0354d-4423-49c3-80e7-7b413f856435
O Jovem Senador, Matheus Bacellar Vieira da Silva, participou da edição 2015 do Programa Jovem Senador e presidiu a Comissão Nísia Floresta no Senado Federal.

Tendo como relatora, a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a Comissão de Direitos Humanos foi favorável ao projeto criado pelos estudantes, que foram premiados no dia 17 de novembro de 2015, em Brasília, após vencerem o concurso de redação e vivenciarem os trabalhos dos parlamentares.

“Quando soube que o projeto da Comissão Nísia Floresta que presidir foi aprovado; fiquei muito feliz, porque foram dias em que nós trabalhamos juntos na construção para que o mesmo pudesse tramitar sem nenhuma restrição inconstitucional”, revelou Mateus Bacellar.

68e9175d-37cc-410e-8d2b-0cf73de1641b

“No meu caso ainda me alegro muito, porque foi bastante gratificante presidir a Comissão e saber que temos um projeto tramitando no Senado. A sugestão percorrerá como um Projeto de Lei podendo ser aprovado em uma votação no Senado”, explicou o Jovem Senador.

Ao se pronunciar na Comissão de Direitos Humanos, de acordo com a Senadora Fátima Bezerra; “é dever do Estado manter as florestas protegidas e combater qualquer prática que diz respeito ao meio ambiente e cause grandes impactos ecológicos”.

imagem_materia
Senadora Fátima Bezerra (PT-RN)

Ainda conforme sua argumentação, “a origem da madeira legal para os serviços e aquisições da administração pública contribui para o fortalecimento da exploração legal ao criar um grande comprador permanente que manterá a existência dessa produção e sua economicidade”.

Em exclusividade para o site ‘Mapele News’, o Jovem Senador Matheus Bacellar, relatou que o projeto trata da “obrigatoriedade da comprovação da procedência legal da madeira nativa usada em obras públicas, uma preocupação bastante pertinente, pois se trata de uma preocupação com os crescentes índices de desmatamento em matas e florestas de todo o país (principalmente a Amazônica), o que nos traz prejuízos ao clima, ao relevo e, sobretudo, às gerações futuras”.

046f4f74-4a07-4759-960f-0c0da511efd1

Ainda de acordo com Mateus Bacellar, caso o projeto seja transformado em Lei, ‘a população só tem a ganhar e a clandestinidade no desmatamento terá os seus dias contados’.

A Comissão Nísia Floresta presidida por Matheus Bacellar, contou com Jovens Senadores de mais 8 estados da Federação, entre eles participaram: Geysa Claudio (AM), Maria Clara Prado (SE), Eduarda Moura (AC), Victor Taquary (DF), Monalisa Quintana (MS), Arabela Moreira (AL), Vitória Barbosa (CE) e Lucas Nascimento (ES).

c7604643-e640-4ab5-8735-fb39253e716a

Sobre o Jovem Senador Simõesfilhense

Filho de Jailson Vieira e Andrea Bacellar, o primogênito do casal tem 18 anos de idade e é ex-aluno do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon. Matheus concluiu o ensino médio no final do ano passado e anseia cursar Direito na Universidade.

O Jovem Senador representou o estado da Bahia em Brasília entre os dias 16 e 21 de novembro de 2015 com a professora Áurea Santos.

e03b44ba-6710-4659-8296-3c8221eb95e2

Antecedendo os dias da premiação na capital federal, Matheus Bacellar foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Simões Filho, no dia 14 de novembro de 2015.

Ao participar do concurso de redação para o programa Jovem Senador, Matheus conquistou o 1º lugar na Bahia e o 10º lugar no Brasil, onde concorreu com 84 mil estudantes em todo o país.

Na redação, ele expôs ideias sobre o tema central – “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Bacellar retratou a participação do jovem desde a escola às interações sociais, oriundas do aprendizado e convivência escolar.