Projeto oferece 9 mil vagas para estudantes selecionados pela média escolar


Mais de 37 mil estudantes ativos e formados na rede estadual de educação profissional em toda a Bahia devem fazer a atualização de seus dados de hoje a sexta (19) se quiserem concorrer as 9 mil vagas disponibilizadas em órgãos do governo estadual. E como a convocação será feita por telefone, SMS e carta, aqueles que estiverem com o número de telefone e o endereço desatualizados vão perder a chance de ingressar no mercado de trabalho. Mas, para agarrar a oportunidade, também vai ser preciso bom rendimento escolar, já que as vagas serão distribuídas de acordo com a posição em um ranking que leva em consideração as notas dos estudantes.

A inscrição no Projeto Primeiro Emprego é automático, desde que o estudante tenha se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído. “A partir do dia 22/8, os alunos podem acessar o ranking no site da Setre (Secretaria de Trabalho do Governo do Estado) ou no Diário Oficial. A previsão é que no dia seguinte (23/8) os contemplados comecem a receber as ligações e as cartas sejam postadas”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da secretaria, Rubens Santiago.

Após esta etapa preliminar, a iniciativa será lançada pelo Governo do Estado em 13 de setembro. Até lá, pelo menos 2 mil estudantes serão encaminhados para início imediato nos postos trabalho nas áreas de Saúde, Educação, na Polícia Militar e na Embasa. As demais oportunidades no Estado  serão preenchidas até setembro de 2018. Há, ainda, 40 empresas cadastradas no programa, mas as vagas abertas por elas não foram divulgadas.

Assim que for convocado, o aluno precisa se dirigir imediatamente à Unidade Central do SineBahia, na Av. ACM, para que seja feita a intermediação de mão de obra. Quem não tem carteira de trabalho poderá tirar o documento no próprio Sine.“Queremos que o projeto estimule os alunos a se dedicarem mais aos estudos e possam ,com isso, ter o primeiro emprego”, diz Santiago.

0101
Os alunos Beatriz, Alisson e Willian têm um sonho em comum: viver a experiência do primeiro emprego (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

Podem concorrer a uma vaga de aprendiz os estudantes que estão frequentando o curso técnico na rede estadual com até os 22 anos incompletos. Quem está acima desta faixa disputa oportunidades de primeiro emprego. O contrato é válido por dois anos e os jovens serão remunerados com um salário mínimo e com direito a plano de saúde (Planserv) e vale transporte.

O primeiro passo para conquistar a vaga é atualizar os dados. Os estudantes precisam acessar o site www.primeiroemprego.educação.ba.gov.br. Lembrando que quanto melhor a média no curso, maior a chance de ser convocado como reforça o superintendente da Setre. “O ranking é dinâmico, tem mobilidade. O aluno que não for convocado agora pode continuar estudando e melhorar seu desempenho e se posicionar melhor”, aconselha o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Santiago.

Projeto Primeiro Emprego

Quem pode participar Alunos de cursos técnicos da rede estadual que tenham se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído.

Atualização de dados  Como a convocação será feita por telefone, mensagem via SMS e carta enviada pelos Correios, os estudantes tem até sexta-feira (19) para atualizar dados passoais no site www.primeiroemprego.educação.ba.gov.br.

Ranking de Rendimento  O ranking que irá definir a distribuição das vagas a partir da média de todas as notas obtidas pelo aluno durante todo o curso. O levantamento  será divulgado no dia 22 de agosto no site da Setre e também publicado no Diário Oficial do Estado. Na primeira convocação serão contratados para inicio imediato 2 mil estudantes.

Convocação Os estudantes que serão contratados para começar a trabalhar em setembro irão receber a convocação por carta, SMS e ligação telefônica a partir de 23 de agosto. Após o contato, eles devem se dirigir a unidade Central do Sine Bahia, na Avenida ACM, 3359 – Parque Bela Vista (em frente ao Hiper Bompreço). Com informações do CORREIO.