Programa Saúde na Escola em Simões Filho atende alunos da Rede Municipal de Ensino


Seguindo cronograma de ações, a Prefeitura de Simões Filho, cidade da Grande Salvador, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), segue visitando as unidades públicas municipais de ensino.

O programa é coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e da Educação (Semed), cumprindo o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O programa é de fundamental importância e aproveitamos o ambiente escolar, propício ao ensino, para despertar nos nossos alunos o olhar consciente sobre a adoção de práticas mais saudáveis, que estão diretamente ligados ao aprendizado e ao crescimento/desenvolvimento corporal. Um ser bem alimentado aprende mais e acumula condições favoráveis para um melhor desenvolvimento psicológico e corporal. Ensinamentos que contribuem para toda a vida”, destacou Reginaldo Paiva, secretário da Educação.

A promoção de saúde no âmbito escolar parte de uma visão integral e multidisciplinar, visando desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o autocuidado”, disse Poliana Venas, secretária da Saúde.

Entre as principais atividades desenvolvidas durante os encontros, estão a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública, promoção da saúde e de atividades de prevenção e monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.