Programa de Planejamento Familiar terá ações intensificadas em Hospital Municipal de Simões Filho


Em parceria com a Secretaria de Saúde, o Hospital Municipal de Simões Filho, gerido pela empresa APMI, realizará mensalmente, a partir dessa quarta-feira (17), cirurgias contraceptivas com vasectomias e laqueaduras como parte do Programa de Planejamento Familiar, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez. Apesar disso, nem elas nem seus parceiros usam métodos contraceptivos.

Em Simões filho, além das palestras e distribuição gratuita de contraceptivos, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou as ações com a implantação do mutirão de cirurgias contraceptivas. As cirurgias acontecerão sempre em uma quarta-feira no mês com pacientes que já tentaram outros meios contraceptivos e não obtiveram êxito.

A Diretora Médica do HMSF, Dra. Elizabeth Dantas explica que, “o hospital tem uma procura muito grande por vasectomia e laqueaduras. Como as nossas cirurgias eletivas não conseguem dar vazão a quantidade de pessoas interessadas, pois temos outros tipos de cirurgias eletivas também, pensamos nesse programa. Contudo, as laqueaduras e vasectomias também continuarão acontecendo eletivamente seguindo as normas do Ministério da Saúde e somente em pacientes que já tentaram outros métodos contraceptivos”.

Para participar do programa é simples. O paciente precisa ir ao Hospital Municipal de Simões Filho e se cadastrar no SAME, onde serão informados os exames e documentos necessários. Após a realização dos exames o paciente passará pelo médico cirurgião e o anestesista. E logo em seguida será marcada a cirurgia.

“É muito simples. Não tem complicação nenhuma. E quem estará à frente das cirurgias será nosso cirurgião Dr. Daniel Proença”, afirma Dr. Elizabeth que ainda faz uma ressalva. “Vamos respeitar todas as exigências do Ministério da Saúde. Não basta querer. Tem que está dentro do parâmetro exigido e permitido pelo Ministério para poder fazer a cirurgia. Importante ressaltar também que é para munícipes de Simões Filho”.