Professores simõesfilhenses aderem paralisação nacional e suspendem atividades


Os professores das redes municipal e estadual de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador aderiram a paralisação nacional contra a reforma da Previdência Social, iniciada nesta quarta-feira (15) e suspenderam suas atividades até a próxima segunda-feira (20).

De acordo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), duas manifestações estavam previstas para acontecer neste dia da paralisação nacional. A primeira,  às 7h, em frente ao Shopping da Bahia e às 15h, será feita uma passeata na praça do Campo Grande.

De acordo com informações do site do APLB-Sindicato, a Secretaria de Educação já foi informada sobre a participação da categoria neste movimento. Além do calendário de reposição que será discutido em reunião de representantes de escolas, encaminhado para a aprovação em assembleia e depois enviado à Secretaria de Educação.

A proposta de reforma na Previdência foi detalhada pela gestão do atual presidente do Brasil Michel Temer, no fim do ano passado. O texto em apreciação no Congresso Nacional prevê, entre outras coisas, o estabelecimento de 65 anos como idade mínima para os contribuintes reivindicarem a aposentadoria.

Ainda em 2016, o governo federal apresentou uma proposta para também mudar a legislação trabalhista. Uma das ideias é permitir que negociações coletivas se sobreponham à lei. Em caso de acordo entre patrão e empregado, por exemplo, a jornada de trabalho poderia chegar a até 220 horas por mês.