Professores e estudantes sofrem com falta de água na Escola Castelo Branco em Mapele; alunos estão voltando para casa


Devido à falta de água, alunos da Escola Municipal Castelo Branco, localizada no distrito de Mapele, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) tiveram de retornar para casa logo após chegarem à unidade nesta quinta-feira (19).


De acordo com os moradores, esta não é a primeira vez que os estudantes são obrigados a voltar mais cedo para casa por causa da falta d’água. O problema com o abastecimento é recorrente na região.

Mãe de uma aluna da 3ª série, uma moradora que preferiu não se identificar reclamou da situação e informou que os pais estão pensando em realizar uma manifestação caso a companhia de água não resolva a situação.

“Absurdo uma coisa dessas, a escola tendo que liberar os alunos hoje por falta d’água. Essa embasa não tem jeito, vai ser necessário a população se manifestar pra a embasa tomar atitudes.

Em visita a unidade escolar, a reportagem tomou conhecimento de que não há água nem para uso sanitário e até os próprios funcionários da instituição de ensino ficaram impossibilitados de utilizar os banheiros.

Também não há como fazer a merenda escolar, motivo pelo qual a direção da escola resolveu suspender as aulas no período integral, até que a situação seja restabelecida e os alunos possam voltar a estudar.

O problema vem se estendendo por todas as ruas do bairro, fazendo com o que a comunidade se revolte e peça intervenção dos órgãos competentes. Somente nos últimos três meses o Mapele News já noticiou a questão da falta de água no bairro por pelo menos três vezes.

A nossa equipe tentou contato com a Embasa para saber o que estaria provocando a falta de água na localidade, mas até o momento não obtivemos resposta. A Secretaria Municipal de Educação também tomou conhecimento da situação, mas ainda não se manifestou sobre o caso.