Prefeitura realiza mutirão de combate ao glaucoma neste sábado (03)


A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (03), o Mutirão de Combate ao Glaucoma, uma doença que leva à cegueira irreversível. O atendimento acontecerá Ambulatório de Especialidades Anexo ao Hospital, localizado na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Centro, das 8 às 17h.

O mutirão tem o objetivo de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios, principalmente na população mais carente. Durante o dia serão realizados consultas e exames relacionados à detecção do glaucoma, além da distribuição de colírios.

Para serem atendidos, os 200 pacientes cadastrados e diagnosticados no mutirão iram receber uma senha por ordem de chegada e devem estar munidos dos documentos original e cópia do RG, Cartão SUS e Comprovante de Residência.

O glaucoma é uma lesão no nervo óptico que pode provocar, em alguns casos, a cegueira, se não for tratada corretamente. A perda de visibilidade, também chamada de campo visual, é o principal sintoma da doença.

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível entre os baianos. Os pacientes que são consideradas com maior risco são aqueles que têm mais de 30 anos, diabéticos, pessoas com problemas de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticoides ou que tenham casos da doença na família.