Prefeitura poderá resgatar festas populares de Simões Filho como “Arraiá das Viúvas” e o São João nos bairros


Uma das maiores festas populares de Simões Filho, o tão conhecido “Arraiá das Viúvas” que nos dois últimos anos não foi realizado no município, em 2017 poderá ser resgatado pela prefeitura.


Segundo o prefeito Diógenes Tolentino, na apresentação de balanço dos seus 100 primeiros dias de governo, é de extrema importância o resgate cultural popular do município através das festas tradicionais, entre elas o “Arraiá das Viúvas”, uma celebração tipicamente junina que acontece na cidade a pelo menos três décadas.

No mesmo período de 2015 após declarar estado de emergência por causa das chuvas, através do decreto 297/2015 o prefeito da época, Eduardo Alencar, anunciou o cancelamento do “Arraiá das Viúvas” considerada a maior festa de São Pedro da Região Metropolitana de Salvador. Um ano depois, por causa da crise econômica que assola o país, novamente a festa deixou de ser realizada.


Em contra partida, em 2016, com a prata da casa, o simõesfilhense Silvano Sales arrastou uma verdadeira multidão na primeira edição do evento “Arraiá da Independência”comprovando que não é preciso grandes nomes de fora para se arrastar um grande publico.

No entanto, o prefeito Diógenes Tolentino, considerando ser o São Pedro uma tradição cultural que não pode ser esquecida, afirmou que durante a sua gestão irá priorizar a realização da festa e de outras celebrações que considera “resgate histórico da cultura local”.


“Não é porque sou evangélico que não vou realizar o São Pedro. Vamos realizar, mais um São Pedro de qualidade”, declarou Dinha, que em seu primeiro mês de governo apoiou a realização do evento gospel Yaweh Shammah

Outros eventos similares ao “Forro da Viúva” que tradicionalmente são realizados em Simões Filho e que nos últimos anos deixaram de receber apoio da prefeitura são o “Forró do Major”, anualmente realizado pela associação de moradores do bairro Major Tapioca em parceria com a iniciativa pública e alguns empresários, e o “Arraiá de Mapele” que também é organizado por lideranças comunitárias.

Conforme colocado por Dinha em oportunidade anterior, todas as iniciativas que são realizadas com o objetivo de manter a tradição cultural do município, na medida do possível, contarão com a participação da prefeitura.

Neste primeiro trimestre de gestão, eventos como o “Beco Cultural” e o “Mix Cultural” já foram realizados pela Secult, no sentido de valorizar os artistas locais e proporcionar lazer e entretenimento ao munícipe simõesfilhense.

De acordo com o prefeito, antes da execução das tradicionais festas populares é preciso que a Secretaria se reestruture rapidamente, para poder voltar a atender os anseios da população. “No momento é preciso reestruturar a Cultura porque precisamos fazer um trabalho para que tudo seja restabelecido de forma rápida”.