Prefeitura e Polícia Militar estimam 10 mil pessoas no desfile da Independência em Simões Filho


De acordo com a estimativa da Polícia Militar divulgada pela Prefeitura Municipal, cerca de 10 mil pessoas, participaram das comemorações aos 195 anos da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (7), em Simões Filho. Essa foi a maior participação popular registrada nos últimos anos no município da Região Metropolitana (RMS) segundo afirmação do órgão.

Às 5h, uma alvorada anunciou as comemorações. Às 8h, a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras, em frente à Câmara de Vereadores, deu início às celebrações do Dia da Independência. A solenidade foi conduzida pelo prefeito Diógenes Tolentino, pelo presidente do Legislativo Municipal, Genivaldo Lima, e pelo comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Fábio Dias.

Logo em seguida, o prefeito, junto com a sua comitiva composta por vereadores, secretários municipais e autoridades locais e do estado, seguiu para o palanque montado na Avenida Ruy Barbosa, onde deu início oficialmente ao Desfile Cívico. “Ao nosso querido povo de Simões Filho, que Deus abençoe a todos. Viva o Brasil, viva Bahia, viva Simões Filho”, discursou o prefeito.

Organizado pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura (Secult), as comemorações contaram com a participação de alunos, pais, professores e servidores das 84 escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino, divididos em dez pólos.

O Desfile contou ainda com a participação do Grupamento Motorizado da 22ª CIPM, das Rondas Especiais (Rondesp), da CIPE-Pólo, do 10º Grupamento de Bombeiros Militares de Simões Filho, do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Municipal, além de diversos segmentos e entidades da sociedade civil organizada.

“Uma data importante não só para Simões Filho, mas para todo o Brasil. Além de desfilarmos, distribuímos o nosso policiamento por todo o centro da cidade, garantindo a segurança de todos que vieram prestigiar o desfile”, afirmou o Major Dias.

As bandas e fanfarras do município, como a Integração da Bahia e Autônoma de Simões Filho (Fanausf) arrancaram aplausos do público presente.

O prefeito Dinha agradeceu a participação popular. “É muito gratificante ver a população simõesfilhense expressando em cada sorriso a alegria de participar da Independência do Brasil. É uma data importante para todos nós e nos remete a importância da liberdade, da autonomia, da soberania do povo brasileiro e ter o povo aqui nas ruas festejando é de muita alegria”, comemorou o prefeito.

Durante o desfile, o estudante João Victor Alves da Silva, 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Professora Juciete Souza Mota Soares, no CIA I, recebeu um notebook pela participação nas comemorações. Com o tema “Valorize a vida, respeite a Pátria”, o aluno venceu o concurso organizado pela Semed. O prêmio foi oferecido pela Associação Comercial e Empresarial de Simões Filho (Acosif), em parceria com a Prefeitura.

A Escola Municipal Padre Luiz Palmeira também prestou homenagem ao professor Paulo Gilberto, falecido em junho deste ano.

Foto Danilo Canuto