Prefeitura de Simões Filho realiza audiência para discutir Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), iniciou na manhã desta quarta-feira (16), a programação da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores.

Durante o encontro, foram apresentados dados nacionais que alertam, conscientizam e incentivam a denúncia. As informações foram passadas pelas palestrantes Ilma Oliveira e Sandra Santos, do Instituto Aliança, Joseane Barbosa, uma das organizadoras do evento, e a Doutora Simone Rocha, promotora da Infância e Juventude.

“O Governo tem uma preocupação constante em desenvolver ações e defender crianças e adolescentes. São questões que precisam ser amplamente discutidas na sociedade”, disse a primeira dama e vereadora, Kátia Oliveira.

A chefe da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), Andrea Pereira também comentou sobre o olhar e cuidado que se deve ter com as crianças e adolescentes dentro do lar.

“A violência na maioria das vezes começa em casa e no seio familiar, por isso, muitas vezes elas não são informadas. É preciso ter coragem para falar sobre o assunto. As audiências servem para mudar essa concepção e incentivar a quebra do silêncio”, sinalizou Pereira.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito Sid Serra, de vereadores, representantes da administração pública, membros de organizações não governamentais e a sociedade civil.

Sobre a campanha

 A semana escolhida para a campanha faz alusão ao Dia Nacional do Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil, 18 de maio, data em que Araceli Cabrera Sanches foi morta, em 1973, aos 8 anos de idade.

O Dia 18 de maio, lembrado nacionalmente como o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será marcado por uma caminhada, que sairá do Centro Social em direção à Praça da Bíblia – Centro.