Prefeitura de Simões Filho lança “Projeto Inclusão Começa em Casa”


A Prefeitura de Simões Filho, lançará, nesta terça-feira (14), às 13h30, no Centro Social – Salão de Eventos, um novo projeto que amplia as ações de inclusão no município. A ação será desenvolvida através da Secretaria de Educação (Semed).

O Projeto Inclusão Começa em Casa, promoverá uma ampla aproximação dos pais à vida educacional dos alunos. Unindo assim, a comunidade escolar, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

“Estamos colocando em evidência e efetivando políticas públicas de inclusão, um compromisso da administração do nosso gestor Dinha Tolentino para com a nossa Boa Gente. Ao fazerem parte e se ocuparem com a vida acadêmica dos filhos, pais rompem barreiras da educação especial no Brasil. O tema parece antigo, mas é necessário repensar os moldes da educação, principalmente quando colocamos em pauta a inclusão”, destacou Heliene Mota.

A cidade faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e atualmente, atende cerca de 268 crianças e jovens de 4 a 17 anos, que são assistidas em 70 escolas municipais. Segundo o IBGE, 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência (motora, mental, visual ou auditiva).

A Semed, junto a Consultoria de Educação Inclusiva Alto Relevo, vem realizando na cidade, formação e capacitação para secretários escolares, abordando a importância sobre o censo escolar e inclusão, esclarecendo dúvidas sobre as inter-relações e implicações entre o conhecimento da educação inclusiva e o censo escolar.