Prefeitura de Simões Filho emite nota oficial sobre situação do Coronavírus no município


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de Simões Filho vem a público, nesta quinta-feira (19/03), esclarecer que, até o momento, não há casos de Coronavírus registrados no município.

A Vigilância Epidemiológica, órgão responsável pelo monitoramento, ao fim da tarde de ontem (18/03), esteve com dois casos em investigação como suspeitos do COVID-19. O primeiro foi descartado após critérios clínicos e o segundo, por ser paciente sintomático que teve contato com indivíduo de área com casos positivos, foi realizada a coleta de amostra para envio ao Laboratório Central do Estado, que deve retornar com os resultados nos próximos dias.

O poder público municipal segue trabalhando no enfrentamento ao Covid-19. Todas as equipes estão capacitadas e a postos para iniciar a investigação de qualquer caso suspeito que venha surgir. Uma unidade com leitos de retaguarda para pacientes sintomáticos respiratórios com maior gravidade será implantada, e ações de conscientização e prevenção acontecerão em pontos estratégicos, como Mercado Municipal, pontos de ônibus e centros comerciais.

A Secretaria de Saúde enfatiza que é importante adotar hábitos de prevenção contra o coronavírus (COVID-19):

– Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou álcool gel 70%;
– Cobrir nariz e boca com a dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
– Evitar aglomerações se estiver com sinais de gripe (tosse, febre ou coriza);
– use máscara se estiver com tosse, febre ou coriza;
– Limpar com álcool 70% ou água sanitária as bancadas e superfícies;
– Procure um serviço de emergência se estiver com sinais de desconforto respiratório.

Os munícipes com sintomas ainda podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS), através do número 3296-1704 ou 98546-5909.